Participe!

Se você tem uma ideia de prática educativa sobre cidadania digital que gostaria de ver implementada ou se já implementou alguma ou mesmo tem o hábito de trabalhar essa questão com seus estudantes, participe desta chamada e nos ajude a fomentar a cultura de colaboração entre educadores e educadoras!

Como participar?

Você faz o seu cadastro com nome e email para ter acesso ao painel com o formulário para inserir a sua proposta ou relatar uma prática já realizada. Veja o vídeo abaixo:

O que é uma prática sobre cidadania digital?

É aquela que tem como objetivo principal incentivar a reflexão sobre um tema relacionado ao uso seguro, responsável e consciente da internet e demais tecnologias digitais. Pode ser voltada a estudantes da Educação Básica, Ensino Superior, a famílias ou utilizada na formação de professores.

Quais os temas/assuntos podem ser contemplados?

Veja na tabela abaixo os principais temas que podem ser trabalhados em práticas educativas sobre cidadania digital

Há algum guia ou material de apoio para desenvolver a prática?

A Pilares do Futuro não tem um material de apoio específico, mas indica materiais e publicações de diversas instituições como NIC.br, Safernet, Intervozes, que podem inspirar a preparação de projetos práticos sobre esses temas. Clique aqui para ver mais materiais que indicamos.

Você pode, ainda, consultar as práticas que estão publicadas para se inspirar e entender como a sua será publicada. Clique aqui para conhecer.

Quando a minha contribuição será publicada?

A sua contribuição será publicada após a finalização do prazo da chamada pública. Você pode receber alguma mensagem do comitê curador solicitando alguma informação complementar.

Posso inserir o logo da minha escola ou instituição?

No formulário de envio da prática, há um campo para inserção de imagem, você pode colocar ali o logo da instituição, bem como outras imagens ilustrativas da prática.

Quais os critérios de seleção das práticas?

  1. Pertinência do tema para o desenvolvimento da cidadania digital
    A sua prática enfatiza alguns dos temas elencados nas categorias?

  2. Clareza na descrição da metodologia
    É possível entender como a prática foi implementada?

  3. Uso de recursos de fácil acesso
    Você utilizou para a realização da prática materiais ou recursos comuns no ambiente escolar ou familiar ou então indicou uma alternativa de fácil acesso?

  4. Potencial de inspiração para outras releituras
    A sua prática pode ser replicada em outras escolas ou contextos?

Por que vale a pena participar?

Você vai fazer parte da rede de colaboradores da Pilares do Futuro, poderá ser convidado/a a integrar o Comitê Curador da próxima chamada e a apresentar seu trabalho no Simpósio Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, organizado pelo NIC.br. E ainda poderá ser selecionado como fellow da Iniciativa Educação Aberta , recebendo formação profissional, mentoria e bolsa-auxílio para criar e implementar novas práticas.

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco