Comitê Curador

Para apoiar a seleção das práticas educativas sobre cidadania digital que serão divulgadas na Pilares do Futuro, um comitê curador será formado, periodicamente, por especialistas convidados. Autores e autoras cujas práticas mais se destacarem também poderão fazer parte do comitê!
Veja aqui quem faz parte do comitê curador da plataforma.

Daniel Pinheiro

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e Bolsista CAPES-PRINT na Universitat de Barcelona, Espanha.
Também é integrante do Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA) e professor da Educação Básica na cidade de Mata de São João (BA). Colaborador do Instituto Educadigital foi professor do curso on-line sobre Recursos Educacionais Abertos, realizado pela Iniciativa Educação Aberta para profissionais da Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES)

Débora Sebriam

Educadora, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid. Coordenadora de projetos do Instituto Educadigital e coordenadora de tecnologia educacional do Centro Educacional Pioneiro. Atua com com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica, educação aberta, design thinking e cidadania digital.

Eliane Leite

Diretora de Escola Técnica ETEC-Pirituba, fundadora da Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, palestrante, recebeu o Prêmio Mulher Negra Latino Americana Caribenha – 2018. É especialista em Gestão Estratégica para Educação, conselheira do Plano de Menina, co-autora do livro "Mulheres que Transformam", líder do Comitê de Educação e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil

Graça Moreira

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP, é docente do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da mesma universidade. Consultora na implantação de projetos educacionais e formação de educadores em secretarias de educação, instituições de ensino, ONGs e iniciativa privada. Recebeu premiação Emmy Internacional pela gestão da Série de TV Pedro e Bianca (Fundação Padre Anchieta); Learning & Performance pela gestão de conteúdo do Programa Inglês online.

Guilherme Klafke

Professor do programa de pós-graduação lato sensu e líder de projetos e pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP. Doutor e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. É colaborador da Sociedade Brasileira de Direito Público desde 2011, onde coordenou a Escola de Formação Pública (2017). Foi professor de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018).

Janaina Diniz

Mestre em educação pela PUC Minas também é especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e Professora da UEMG. Coordenadora do grupo de estudos Vigilância na Educação.

Juarez B. da Silva

Possui graduação em Administração de Empresas (PUCRS), mestrado em Ciências da Computação (UFSC), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Atualmente é professor associado da UFSC onde atua como docente na graduação e pós-graduação principalmente nos seguintes temas: laboratórios virtuais e remotos e tecnologia educacional, realizando projetos em parceria direta com escolas de Educação Básica. Coordena o Laboratório de Experimentação Remota RExLab, ganhador de diversos prêmios, dentre eles o GOLC, como melhor laboratório remoto do mundo em 2017.

Karina Menezes

Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA, professora da Faculdade de Educação da UFBA, é autora da tese de doutorado premiada pela CAPES em 2019, sobre Pedagogia Hacker. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING) e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI) e do Raul Hacker Club de Salvador Bahia, idealizadora do Projeto Crianças Hackers.

Kelli Angelini

Advogada atuante na área de Direito Digital, mestre em Direito Civil pela PUC/SP e gerente do jurídico do NIC.br e do CGI.br. Autora dos Guias Internet com Responsa – cuidados e responsabilidades no uso da Internet para pais, educadores e adolescentes. Organizadora e professora de cursos e eventos do NIC.br que discute a exposição de crianças e adolescentes na internet. Palestrante e professora convidada nos cursos de pós-graduação de direito eletrônico da Escola Paulista de Direito e Insper

Marina Matera

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSP, especialista em design instrucional para EaD Virtual pela UF de Itajubá, especialista em gerenciamento ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie. Foi Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Biologia na Diretoria de Ensino Sul 1. Atuou como Gestora de Cursos e Diretora do Centro de Avaliação e Certificação na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo Paulo. Atua como especialista em educação digital no Colégio Santa Cruz.

Michelle Freitas

Professora do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna, é formada em Ciência da Computação e tem Mestrado em Engenharia de Produção. Tem experiência na área de gestão escolar e atua como professora nos cursos técnicos de Administração e Informática, no curso superior de Sistemas de Informação e na Pós-graduação oferecida pelo IFF Itaperuna na área de Educação e Tecnologia.

Priscila Gonsales

Pesquisadora em Inteligência Artificial e Impactos Sociais na PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologias pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP. Diretora-fundadora do Instituto Educadigital, professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades, em São Paulo e pesquisadora da Cátedra de Educação Aberta e a Distância na Universidade de Brasília

Raquel Franzim

Educadora, com experiência em ensino público, educação para bebês e crianças pequenas e formação de docentes e gestores. Desde 2015 atua no Instituto Alana, onde atualmente coordena a área de educação. É uma das organizadoras das publicações ‘Protagonismo - a potência de ação da comunidade escolar’, ‘O ser e o agir transformador - para mudar a conversa sobre educação’ e ‘Criatividade - mudar a educação, transformar o mundo’. Assina o argumento da série produzida pela Maria Farinha Filmes ‘Corações e mentes, escolas que transformam’. É professora da Pós-Graduação ‘A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias' na Casa Tombada.

Regina Gavassa

Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP - Linha de Pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Estudos Sociais. Graduada em Pedagogia. Coordena o Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Rosa Lamana

Graduada em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, especialização em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ e mestrado em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora da rede pública estadual, atualmente compõe a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. Foi membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB de São Paulo.

Tito de Morais

Fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net, iniciativa de cariz familiar que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a utilização responsável e segura das TDIC por crianças e jovens. Coautor do livro "Cyberbullying - Um Guia Para Pais e Educadores".

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