Comitê Curador

Para apoiar a seleção das práticas educativas sobre cidadania digital que serão divulgadas na Pilares do Futuro, um comitê curador será formado, periodicamente, por especialistas convidados. Autores e autoras cujas práticas mais se destacarem também poderão fazer parte do comitê!
Veja aqui quem faz parte do comitê curador da plataforma.

Daniel Pinheiro

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e Bolsista CAPES-PRINT na Universitat de Barcelona, Espanha.
Também é integrante do Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA) e professor da Educação Básica na cidade de Mata de São João (BA). Colaborador do Instituto Educadigital foi professor do curso on-line sobre Recursos Educacionais Abertos, realizado pela Iniciativa Educação Aberta para profissionais da Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES)

Euda Alves Rocha

Consultora em projetos sócio educacionais, professora do Ensino Superior, formadora de professores e gestores educacionais nas modalidades presencial e à distância.
Pós-graduada em gestão escolar pela FAE/PR, Psicóloga pela PUC/GO e Líder em Educação Aberta ((UNB/UNESCO).
Atuei como coordenadora pedagógica da educação básica, gestora de aprendizagem, na facilitação de processos de aprendizagem entre pares, participando no desenho de soluções de aprendizagem.

Fernanda da Silva

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Relações-Étnico Raciais (CEFET/RJ). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico (Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Co-fundadora do Observatório Carioca de História em Quadrinhos no Rio de Janeiro.
Líder em Educação Aberta (UNB/UNESCO), possui graduação em Artes Visuais e experiência com gestão de projetos educacionais e como designer instrucional.

Guilherme Klafke

Professor do programa de pós-graduação lato sensu e líder de projetos e pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP. Doutor e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. É colaborador da Sociedade Brasileira de Direito Público desde 2011, onde coordenou a Escola de Formação Pública (2017). Foi professor de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018).

Janaina Diniz

Mestre em educação pela PUC Minas também é especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e Professora da UEMG. Coordenadora do grupo de estudos Vigilância na Educação.

Karina Menezes

Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA, professora da Faculdade de Educação da UFBA, é autora da tese de doutorado premiada pela CAPES em 2019, sobre Pedagogia Hacker. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING) e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI) e do Raul Hacker Club de Salvador Bahia, idealizadora do Projeto Crianças Hackers.

Kelli Angelini

Advogada atuante na área de Direito Digital, mestre em Direito Civil pela PUC/SP e gerente do jurídico do NIC.br e do CGI.br. Autora dos Guias Internet com Responsa – cuidados e responsabilidades no uso da Internet para pais, educadores e adolescentes. Organizadora e professora de cursos e eventos do NIC.br que discute a exposição de crianças e adolescentes na internet. Palestrante e professora convidada nos cursos de pós-graduação de direito eletrônico da Escola Paulista de Direito e Insper

Marcia Padilha

Mestre em história social pela USP, aprendeu a ler o mundo pela ótica das mudanças e permanências, compreendendo as possibilidades de ações humanas entre legados e transformações, tradições culturais e mudanças sociais. Educadora, dedica-se a processos formativos experimentais com tecnologias, criatividade, autoria, colaboração. Criou o Programa Criamundi.

Priscila Gonsales

Pesquisadora em Inteligência Artificial e Impactos Sociais na PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologias pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP. Diretora-fundadora do Instituto Educadigital, professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades, em São Paulo e pesquisadora da Cátedra de Educação Aberta e a Distância na Universidade de Brasília

Raquel Franzim

Educadora, com experiência em ensino público, educação para bebês e crianças pequenas e formação de docentes e gestores. Desde 2015 atua no Instituto Alana, onde atualmente coordena a área de educação. É uma das organizadoras das publicações ‘Protagonismo - a potência de ação da comunidade escolar’, ‘O ser e o agir transformador - para mudar a conversa sobre educação’ e ‘Criatividade - mudar a educação, transformar o mundo’. Assina o argumento da série produzida pela Maria Farinha Filmes ‘Corações e mentes, escolas que transformam’. É professora da Pós-Graduação ‘A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias' na Casa Tombada.

Regina Gavassa

Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP - Linha de Pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Estudos Sociais. Graduada em Pedagogia. Coordena o Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Rosa Lamana

Graduada em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, especialização em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ e mestrado em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora da rede pública estadual, atualmente compõe a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. Foi membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB de São Paulo.

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