Como Preencher os Campos de Registro da Boa Prática?

Quer se tornar um(a) autor(a) na Pilares do Futuro?
Se você tem uma sugestão de prática educativa sobre cidadania digital ou deseja relatar sua prática já realizada e assim incentivar que outros professores possam experimentá-la ou se inspirar para criar novas práticas, a Pilares do Futuro é o seu lugar!

Para enviar sua prática você deve fazer um cadastro com seu nome, email e cidade e preencher alguns campos descritivos. Veja quais são eles:

1. Coautor(a) ou coautores

A gente sabe que boa parte das ideias surgem da colaboração. Se você criou a prática com outras pessoas, atribua a elas a coautoria nesse campo.

2. Contexto motivador
Pense em ajudar o leitor a compreender qual a situação ou contexto que motivou a elaboração e/ou implementação da prática

3. Objetivos
Em alguns tópicos, enumere os principais objetivos/metas que você teve ao planejar a prática

4. Recursos educativos
Mencione recursos, materiais de apoio, publicações, itens de papelaria, ferramentas, aplicativos etc

5. Metodologia
Conte como foi, ou como deve ser se a sua sugestão ainda não foi implementada. Envie detalhes, descreva o processo em alguns parágrafos.

6. Quantidade de aulas/encontros estimado
Faça a sua sugestão para a implementação da prática, mas lembre que ela é uma prática aberta, poderá ser adaptada, remixada por quem for utilizar

7. Resultados
O que foi (ou poderá ser) observado em relação às aprendizagens dos 4 pilares (aprender, fazer, conviver e ser) e aos temas trabalhados?

8. Por que recomenda?
Por que vale a pena reproduzir ou adaptar a sua prática?

9. É uma adaptação/recriação de outra prática?
Não deixe de mencionar se você se inspirou em alguma outra prática, em algum outro relato, alguma outra experiência…

10. Referências
Aproveite para indicar leituras, videos, livros, artigos que podem ajudar a aprofundar o tema de cidadania digital que você enfatizou

Após preencher os campos descritivos, você vai categorizar a sua prática, indicando as competências que ela ajuda a desenvolver, os temas em destaque e o público destinado.

Assista ao vídeo tutorial abaixo:

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco