Boas práticas educativas em cidadania digital

Quem somos

A Pilares do Futuro surgiu de uma ideia inicial da educadora Rosa Lamana, com sua vasta trajetória de trabalho com o tema da cidadania digital, especialmente na rede pública de educação. Rosa pensou, inicialmente, em organizar um livro com boas práticas, pois constatou que havia inúmeros guias e materiais sobre uso responsável e seguro da internet, porém quase nenhum plano ou roteiro didático sobre como implementar.

Rosa procurou apoio da diretora do Educadigital, Priscila Gonsales, por seu expertise na criação e execução de projetos de educação aberta na cultura digital envolvendo educadores e estudantes de todo o Brasil. Nessa cocriação de ideias, perceberam que criar uma plataforma web seria mais assertivo para possibilitar participação ampla de educadores, além de permitir atualização constante. Para poder construir a parte técnica da plataforma procuraram apoio financeiro do NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da internet (CGI.br), que há décadas vêm disseminando a importância da educação para a cidadania digital, tópico agora fundamentado no artigo 26 do Marco Civil da Internet (2014):


Art. 26. O cumprimento do dever constitucional do Estado na prestação da educação, em todos os níveis de ensino, inclui a capacitação, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.


E assim nasceu a Pilares do Futuro! Uma plataforma aberta e gratuita, construída em software livre WordPress e com código disponível no git.lab.

Equipe gestora
Daniel Pinheiro
Débora Sebriam
Isabela Nardi
Priscila Gonsales
Rosa Lamana

Crédito da imagem da home: oficina realizada com educadores em projeto da Fundação Sirotsky

Saiba aqui qual foi a inspiração do nome e quais os objetivos da plataforma.

Se você também quer apoiar a Pilares do Futuro, entre em contato com a gente aqui

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco