O que é?

A plataforma Pilares do Futuro foi criada para apoiar educadores na criação e desenvolvimento de práticas educativas sobre cidadania digital. O nome remete aos quatro pilares apontados no documento da UNESCO “Educação, um tesouro a descobrir”, de 1999, mas que nunca deixa de ser atual, considerando as transformações pelas quais a sociedade passa.

Os 4 pilares:

1. Aprender a aprender
2. Aprender a fazer
3. Aprender a conviver
4. Aprender a ser


Da interligação dos 4 pilares, hoje temos as competências socioemocionais, que destacam o papel da educação na promoção de saberes, atitudes e valores, além do autoconhecimento. Segundo a pesquisa TIC Kids Online 2019, 89% das crianças e adolescentes são usuários de internet (95% via celular) e 68% delas usou redes sociais. Exercer a plena cidadania hoje significa compreender possibilidades e riscos do mundo digital.

Outra pesquisa, a TIC Educação 2019, mostrou que “cidadania digital” é o terceiro tema de maior interesse entre os educadores. Há muitos materiais e publicações de apoio disponíveis, mas como educadores estão utilizando tais materiais para criarem planos de aula e sequências didáticas para implementação de projetos e práticas? É esse o objetivo da Pilares do Futuro! Mas também:

  • Identificar e disseminar boas práticas que já estão sendo implementadas nas escolas e inspirar outras;
  • Mostrar como os materiais de apoio disponíveis podem ser utilizados no planejamento e implementação de boas práticas educativas;
  • Incentivar a autoria de professores e alunos na criação e no compartilhamento de boas propostas de práticas nessa temática;
  • Promover a cultura de colaboração entre escolas em torno de um bem comum — promoção da cidadania, também em ambiente digital.

Periodicamente, realizaremos chamadas públicas para receber e divulgar propostas a serem implementadas ou registros de práticas já realizadas. Além disso, indicamos em nossa homepage materiais de apoio e cursos on-line produzidos por instituições ou iniciativas externas que validamos.

Idealizada pelo Educadigital, a Pilares do Futuro tem parceria institucional do NIC.br, da UNESCO Representação Brasil e da Cátedra UNESCO de Educação a Distância na UnB. Recebeu apoio fomento do Instituto Unibanco.

Saiba mais sobre as origens dessa ideia

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco