Blog do Sargento: prototipando a Cultura Digital, antes, durante e após a pandemia…
Criado por: Graça Santos
O Blog da Escola Municipal Sargento Euclides Alves de Araújo, visível para mecanismos de pesquisas, de autoria da Professora Graça Santos, Orientadora Educacional concursada, matrícula 25.113 de 20/03/2004, lotada na referida Unidade Escolar, surgiu em junho de 2019, com o propósito inicial de registrar e tornar pública as ações praticadas nos dias de atuação profissional.
Ao diagnosticar as demandas pedagógicas abaixo do iceberg entre ensino e aprendizagem, boas práticas, formação continuada livre, alfabetização, letramento e projetos em geral, entendi que poderia ampliar e aprofundar as boas práticas da OrientAÇÃO Educacional a distância, ou seja, não apenas nos dias em que atuava na carga horária, e ou nas reuniões pedagógicas e com os repsonsáveis e familiares.
No primeiro momento forma criadas as abas abaixo:
- A Escola – Apresento a escola com um texto de Paulo Freire; Dados do Censo Escolar e ao nome das pessoas e suas atribuições;
- O Blog – Registro a intencionaliodade do Blog;
- Projeto Mentes & Corações – Conexões e Diálogos sobre Educação;
- Escrita, Alfabetização & Letramento – Pesquisa e Curadoria de materiais diversos para trabalhar leitura, escrita, alfabetização;
- Aprendizagem Criativa – Incentivo ao conhecimento da Rede Criativa de Aprendizagem;
- BNCC em profundidade – Materiais para consulta docente
- Estante Mágica no Sargento – Registros do processo de execução do projeto, que antes era na escola, e durante a quarentena, tornou-se um projeto piloto em casa;
A situação que precisava ser aprimorada era oferecer apoio constante aos docentes, a partir das demandas diagnosticadas pedagogicamente, em seguida ser o vínculo entre professores, escola, alunos e pais durante a pandemia. Incluo aqui a ideia das Especialistas da Secretaria Municipal de Educação que foi a hastag #BauEducativoBel.
Na compreensão da existência e funcionalidade do Blog como documento organizado como se fosse um “diário de bordo de cada docente”, sugeri a ideia e me pus a trabalhar, infinitamente em apoiar o protagonismo docente, discente e familiar, desde então.