Existe um Google diferente para cada um?

Criado por: Rita Silva

Contexto

Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019. Esses acessos envolvem fornecimentos de dados, com os quais concordamos ao assinarmos Termos e Condições que raramente são lidos. Dessa forma, desconhecemos quais dados fornecemos e para que são utilizados.

Objetivos

Iniciar uma reflexão sobre os dados que fornecemos ao Google

Promover uma reflexão sobre a utilização desses dados e como eles influenciam nossa experiência ao utilizar o Google

Incentivar o reconhecimento da influência que a inteligência artificial do Google exerce sobre os resultados de pesquisa e anúncios exibidos para usuários

Incentivar a análise acerca do perfil que o Google constrói sobre cada usuário

 

Recursos educativos

Buscador do Google

Buscador Duck Duck Go

Metodologia

Divida os alunos e alunas em duplas 

Para cada dupla selecione e forneça uma palavra diferente (podem ser adequadas à faixa etária de sua turma ou relativas ao tema privacidade e dados). 

Solicite que cada integrante da dupla pesquise pela mesma palavra, primeiro no Google e depois no Duck Duck Go, e comparem os resultados de pesquisa. Oriente-os a fazerem anotações: Os resultados foram iguais? Existem diferenças entre os resultados do Google e do Duck Duck Go? Apareceram anúncios nas buscas? Se sim, os anúncios foram iguais para todos?

Depois disso, façam a leitura do tópico: Por que o Google coleta dados?

Incentive seus alunos e alunas a estabelecerem relações entre o que foi lido no tópico e as anotações acerca dos resultados de pesquisa.

Peça que acessem as configurações de anúncios de suas contas do Google, para conhecerem mais sobre o perfil que ao buscador estabeleceu sobre cada um.

Por fim, apresente e incentive o uso de outros buscadores como o Duck Duck Go, o Searx e o Qwant.

Número de aulas

De 2 a 4 aulas.

Resultados

Os estudantes poderão saber um pouco mais sobre os dados que fornecem ao Google e como isso impacta diretamente na utilização dos serviços por cada usuário. Assim, terão consciência maior sobre as influências que a inteligência artificial do Google exerce em nossos hábitos de consumo.

Por que recomenda?

A educação digital envolve o uso responsável das tecnologias, o que exige compreensão básica acerca do funcionamento e impacto delas.

Adaptação/recriação

Esta prática é uma adaptação da prática “Quem ensina a inteligência artificial do Google” de Priscila Gonsales.

 

Referências

Quem ensina  a inteligência artificial do Google?, por Priscila Gonsales. Disponível em: https://pilaresdofuturo.org.br/praticas/quem-ensina-a-inteligencia-artificial-do-google/

Privacidade e termos do Google. Disponível em: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa

Resultados do Google seriam personalizados para você mesmo em modo anônimo. Disponível aqui

Configurações de anúncios do Google. Disponível em: https://adssettings.google.com/authenticated?hl=pt-BR

Buscador Google: Disponível em:https://www.google.com/

Buscador Duck Duck Go. Disponível em: https://duckduckgo.com/

Buscador Searx. Disponível em: https://searx.laquadrature.net/

Buscador Qwant. Disponível em: https://www.qwant.com/?l=pt

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco