Contexto
A sociedade digital e os avanços tecnológicos dos últimos anos impõem novos desafios às escolas e às famílias no que diz respeito a Ética e a Cidadania Digital. Situações como cyberbullying, racismo, preconceito, perseguição, violência, chantagem, exposição não autorizada não são estranhas à maioria das crianças e adolescentes que estão online, segundo as pesquisas mais importantes realizadas no país.
No colégio, acreditamos que é preciso trabalharmos juntos para uma internet mais positiva e segura. Para isso, organizamos um workshop para levantar desafios e prototipar caminhos para cidadania digital. Afinal, um projeto pensado pela escola, famílias e alunos tem muito mais força, não é mesmo?
Objetivos
- potencializar os laços e o compromisso de escola e famílias para caminharem juntas em questões que permeiam o grande tema – cidadania digital.
- elencar os principais desafios de educar para o uso ético, consciente e crítico da internet.
- lencar e dar vida as ideias do grupo no currículo escolar.
Recursos educativos
- Telão e projetor
- Papel craft, cartolina, flipchart ou similiar
- Post-it colorido
- Canetinhas coloridas de ponta fina
Metodologia
A equipe de Tecnologia Educacional preparou uma oficina que usou a abordagem do Design Thinking (DT), que busca criar uma cultura de inovação centrada no ser humano e vem sendo utilizada nas mais diversas áreas, de negócios ao terceiro setor e tem por objetivo estimular um processo de cocriação na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas envolvidas.
Ao encarar os temas e problemas cotidianos como desafios, é possível pensar em oportunidades que levam a soluções criativas. Dessa forma, o encontro foi pautado por intensa troca e colaboração entre os participantes que levantaram desafios, praticaram a empatia e levantaram ideias para futuras experimentações.
- Foi realizada uma chamada com inscrição prévia com 50 vagas disponíveis
- Participaram 47 pessoas entre pais, alunos e professores.
- Trabalhamos com 7 grupos
- Encontro com duração de 3 horas
Etapa 1 – Quais são os nossos desafios?
Para a elaboração dos desafios, partimos do mote: “cidadania digital, segurança e interações online”
1) Os grupos deveriam usar post-its individuais para elencar com uma palavra ou frase curta suas certezas e suas dúvidas.
2) Analisando o cenário acima, cada grupo deveria criar uma pergunta desafio relacionada. “Como podemos….?”
3) E por fim, era necessário debater com quem nosso desafio fala, ou seja, a quem está direcionado. Pais? Coordenação pedagógica? Estudantes? Professores?
Nesta fase é importante focar em um sujeito. Evite ser muito abrangente, como por exemplo, a comunidade escolar.
Etapa 2 – Empatia
Estabelecido o sujeto com quem o desafio fala ou é direcionado, chegou a hora de elaborar um mapa da empatia, para entender melhor pelos olhos do nosso “sujeito” o que ele vê, pensa, fala, ouve e faz.
Para iniciar essa fase, usamos o vídeo Look Beyond Borders – 4 minutes experiment
Todo o grupo participa com seus apontamentos na construção dessa persona ou sujeito.
Etapa 3 – Ideação
Considerando o mote do encontro e olhando para o desafio do grupo, a representação da persona ou sujeito com o qual o desafio se direciona, chegou momento de levantar ideias para contribuir com o desenho de ações futuras.
Após debater e levantar algumas ideias, cada grupo dele eleger apenas uma ideia para apresentar.
Etapa 4 – Apresentação
Cada grupo apresentou seu desafio e sua ideia ao grupo.
Número de aulas
Nosso tempo limitado de 3h nos levou a escolher um caminho em que sabíamos que não seria possível convidar os participantes a etapa da experimentação.
Para este tipo de encontro seria interessante o tempo de 4h. Também é possível dividir em dois encontros se houver a possibilidade.
Resultados
Os desafios e ideais levantados pelos grupos foram considerados como temas das palestras semestrais que a escola oferece à comunidade escolar.
O exercício de empatia, fez com que pais e alunos tivessem um novo olhar sobre o trabalho da equipe pedagógica e da importância da colaboração para ações propositivas e integradas.
Por que recomenda?
Diante de um tema tão essencial para os dias atuais, abrir um espaço de reflexão e construção colaborativa traz novas nuances e inúmeros parceiros para elaborar um plano de ação compartilhado entre professores, alunos e famílias.
Adaptação/recriação
Tenho usado a abordagem do Design Thinking em diferentes temas ao longo dos últimos anos para pensar ações e caminhos conjuntos para problemas complexos.
Referências
Design Thinking para Educadores: https://www.dtparaeducadores.org.br/
Safernet: https://new.safernet.org.br/