Contexto
Em novembro de 2022, a empresa OpenAI disponibilizou para interação do público a ferramenta de inteligência artificial chamada ChatGPT, que processa quantidades gigantescas de dados e gera respostas em linguagem natural. O assunto vem ganhando repercussão em diversos setores, incluindo o de educação que, ou se coloca como “explorador” da tecnologia ou como “prejudicado” por ela. Muitos educadores têm se adiantado, experimentado a ferramenta e tentado criar “usos” para a educação sem, no entanto, considerar questões aprofundadas que vão além do instrumental, como por exemplo, compreender o que está por trás do ChatGPT.
Objetivos
- Compreender o que são dados informacionais e por que eles são importantes para a tomada de decisão;
- Aprender o que é inteligência artificial e porque essa tecnologia está em evidência na atualidade;
- Promover o trabalho em equipe;
- Fomentar a cocriação de jogos e outras produções em diferentes formatos e/ou mídias;
- Incentivar o pensamento crítico em relação a notícias veiculadas sobre o ChatGPT.
Recursos educativos
- Blocos de montar coloridos, tipo Lego ou similar
- Dispositivo digital com acesso à internet
- Cadernos de texto e/ou desenho
Metodologia
Atividade desplugada, que visa despertar o pensamento crítico dos estudantes sem precisar, necessariamente, acessar o ChatGPT. Mas, também é uma atividade plugada, pois pode envolver pesquisas de fonte de informação na internet.
Momento inicial
Apresente a questão à turma: hoje ouvi no rádio enquanto vinha para cá uma notícia sobre um tal “ChatGPT”, alguém já ouviu falar sobre? Aguarde para ver quantos comentários surgem espontaneamente e tente registrar em lousa ou quadro algumas palavras-chave em relação aos comentários. Caso seja necessário, acrescente algumas que poderão ser úteis no desenrolar da prática, como por exemplo, ações humanas atribuídas ao ChatGPT, como “fala”, “escreve”, “responde” etc.
Após a primeira reação da turma, proponha a dinâmica: criar o jogo do ChatGPT. Peça que formem duplas ou quartetos, como você considerar a melhor forma de organização. Sorteie um tema para cada grupo (que pode ser da sua ou de outras disciplinas cujo conteúdo você saiba que a turma está estudando) e peça que pensem em uma pergunta sobre esse tema.
Desenvolvimento da proposta
Cada grupo terá um tempo para pesquisar informações e trocar ideias para elaborar a pergunta. Uma vez criada a pergunta, peça que os grupos compartilhem em voz alta e escrevam em uma folha sulfite ou caderno ou cartolina em letra ampliada para que possa ficar facilmente visível (como se fosse um cartaz).
Em seguida, pergunte aos grupos como eles fariam para responder a pergunta, quais os procedimentos, caminhos, etapas, recursos, tudo que eles puderem elencar como insumos para a busca da resposta, não a resposta em si. Da mesma forma que na etapa inicial, vá registrando palavras-chave ou peça ajuda de algum dos estudantes para essa tarefa.
É provável que surja um comentário do tipo “pergunta logo para o ChatGPT” ou ainda “o ChatGPT não precisa disso tudo”. Caso não surja, você pode colocar essa indagação: vocês acham que o ChatGPT faria tudo isso para responder? como vocês acham que ele “responde” as perguntas que as pessoas fazem?
Momento crucial da prática: observar o grau de entendimento em relação ao funcionamento da tecnologia de IA baseada em estatística que correlaciona os milhões de dados disponíveis na web. Ou seja, a IA não é senciente nem consciente, apesar de realizar ações que imitam as ações humanas. Uma boa estratégia é utilizar os blocos coloridos para que a turma possa ter uma visualização lúdica da IA baseada em dados. Cada cor do bloco representa um tipo de dado, por exemplo:
- vermelho: postagens em redes sociais
- azul: comentários sobre as postagens
- amarelo: textos publicados na web
- branco: palavras buscadas em buscadores
- preto: reclamações publicadas em site específicos
Peça que cada grupo ou todos coletivamente componham um objeto ou figura utilizando esses blocos, misturando o máximo possível de cores.
A partir disso, discuta com a turma como a ferramenta ChatGPT funciona, ou seja, ela se baseia em dados do passado já publicados on-line pelas pessoas ao longo dos anos. Trata-se de uma técnica altamente sofisticada que consegue correlacionar e organizar diversos dados em um resultado útil como resposta.
Na sequência, sugira que a turma busque informações sobre como surgiu o ChatGPT, quem está por trás, quem está investindo financeiramente no produto. E destaque a função de “produto”, ou seja, sua finalidade comercial. Pergunte que outros ambientes e/ou ferramentas digitais eles conhecem que também utilizam nossos dados e como eles percebem isso.
Promova e incentive uma conversa aprofundada e uma ampla reflexão sobre a IA baseada em dados, tentando mostrar possíveis benefícios e riscos. Caso não vejam os riscos, pontue alguns: vigilância, desinformação, uso comercial de dados, ausência de fonte das informações, vieses etc.
Fechamento
Para fechar a atividade, você pode associar a prática Você Sabia que a Nuvem não Existe ? e propor uma descoberta sobre os cabos submarinos que são responsáveis por 99% das comunicações no mundo e também sobre os data-centers, máquinas robustas e gigantescas que utilizam muita energia e geram impacto ambiental como emissão de CO2.
Proponha algum tipo de produção em grupo: artigo, material audiovisual, dramatizacão, esquema gráfico etc. sobre os aprendizados obtidos com a prática. Você pode sugerir como mote: o que eu não sabia e me surpreendi?
Se for possível, organize algum tipo de exposicão ou compartilhamento coletivo da atividade na escola.
OBSERVAÇÃO: Ainda que não seja o foco, você ou sua escola pode preferir inserir o ChatGPT na prática, no entanto, vale sempre lembrar de solicitar anuência das famílias dos alunos e considerar que os estudantes estarão, durante o horário escolar, ajudando no treinamento de uma ferramenta comercial.
Outra possibilidade é sugerir que os estudantes, na companhia de familiares adultos, façam a pergunta ao ChatGPT e registrem a resposta gerada para depois, em sala de aula, compartilhar considerações sobre todo o processo, não apenas a resposta gerada (envolvimento da família, dificuldades, tipo de dados para registro no ambiente que foi pedido etc.).
Número de aulas
De três a cinco aulas/encontros, se a duração for de 45 minutos, talvez seja prudente prever um pouco mais.
Resultados
Com essa prática, você vai poder ampliar o repertório dos estudantes sobre como funciona a inteligência artificial baseada em dados, além de incentivar o pensamento crítico sobre o ecossistema digital da atualidade, para além do simples “uso” de uma ferramenta.
Por que recomenda?
Justamente porque não temos notícias de boas práticas relacionadas ao contexto da IA, somente práticas que reproduzem o caráter instrumental da tecnologia, com pouca ou nenhuma visão crítica.
Adaptação/recriação
A prática sugere associar uma outra já publicada na Pilares, mas não é em si uma adaptação.
Referências
O que é inteligência artificial – Technoblog
Inteligência artificial baseada em dados e as operações do capital – Revista Paulus
Inteligência artificial: como funciona e exemplos – FIA
Na educação, ChatGPT não estimula o pensamento crítico – Jornal da USP
Você sabe como funciona um data center – Canaltech
ChatGPT explorou trabalhadores quenianos – Olhar Digital
Áreas do conhecimento
Competências gerais da BNCC
- Argumentação e defesa de ideias
- Comunicação e linguagens
- Cultura digital
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Responsabilidade e cidadania