Responsabilidade e ética nos compartilhamentos: Fake News.

Criado por: Maria Celia

Contexto

Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019. Esses acessos trazem para cada usuário inúmeras informações e notícias que podem ser verdadeiras ou trazer falsas informações, as “Fake News”.

Em tradução livre do inglês o termo Fake News significa “notícias falsas”, sendo utilizado, assim, para definir boatos, rumores ou notícias imprecisas publicadas, principalmente, na internet.

Agora você já tem uma definição sobre o que é Fake News e o fato é que elas tratam da desinformação, que não é necessariamente uma notícia falsa; muitas vezes, trata-se de distorções ou partes da verdade com o intuito de manipulação.

Objetivos

Refletir sobre a existência de notícias e informações distorcidas que são publicadas e disseminadas na internet com a intenção de enganar e manipular os usuários;

Incentivar o reconhecimento da influência que as veiculações de notícias e informações tem em nossas vidas diariamente;

Incentivar a análise acerca das notícias e informações distorcidas e a nossa responsabilidade em divulgá-las através do compartilhamento indiscriminado.

 

Recursos educativos

Plataformas de busca

Plataformas para checar se as notícias são falsas ou verdadeiras, como:Agência Pública Truco,E-Farsas,Fake Chek.

 

Metodologia

Divida os estudantes em grupos de 4, selecione e forneça duas Fake News para cada grupo (podem ser adequadas à faixa etária de sua turma ou relativas ao tema).

Os grupos, após a leitura das suas notícias deverão responder se acham possível que essa notícia seja verdadeira, porque eles têm essa opinião a respeito da notícia que leram?

Solicite que cada grupo pesquise nas plataformas  de buscas, Agência Pública Truco,E-Farsas,Fake Chek., ou sites  que checam se as notícias são verdadeiras ou falsas;

Oriente-os a fazerem anotações: quais os resultados encontrados? Existem diferenças entre os resultados de plataformas diferentes?

Após a checagem das notícias os grupos deverão ler para os colegas as suas anotações e fazer comentários a respeito das notícias e as suas consequencias para o público em geral.

Depois disso, façam a leitura do texto abaixo, que será impresso e distribuido um para cada grupo, com o objetivo de deixar claro a nossa responsabilidade ao repassarmos as notícias que recebemos nas redes sociais.

RESPONSABILIDADES NO COMPARTILHAMENTO DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

É preciso tomar cuidado antes de compartilhar qualquer notícia ou informação que chega até você pela internet ou pelas redes sociais. Seja responsável e, antes de repassar, verifique se é falsa ou não.

Algumas dicas para vocês:

1) Leia a notícia inteira, não apenas seu título

2) Cheque a fonte e a autoria da notícia

3) Digite o título da notícia recebida em um buscador como o Google

4) É um áudio ou um vídeo? Resuma o acontecimento e faça uma pesquisa no buscador

5) Se chegou até você através de um amigo ou conhecido pergunte à pessoa que encaminhou a notícia de quem ela recebeu e se essa pessoa conseguiu verificar a informação.

6) Por último, não compartilhe se não estiver certeza de que a notícia é verdadeira.

Podemos causar muitos problemas aos outros se repassarmos notícias falsas, ainda mais se forem referentes a saúde. 

Sejamos responsáveis!

 

FAKE NEWS que serão entregues aos grupos para serem analisadas:

Urina de vaca cura o coronavírus

O uso de urina de vaca como medicamento contra a Covid-19 está sendo amplamente divulgado na Índia. O animal é considerado sagrado no país. A possibilidade foi até questionada ao ministro da saúde indiano.

Houve até mesmo uma “celebração” por um grupo nacionalista para ingerir a urina da vaca, a qual é consumida na Índia como remédio para inúmeras enfermidades.

Uso de termômetro mata neurônios

Está sendo bastante difundida pela América Latina, notícias de que o uso dos termômetros mata os neurônios(células cerebrais). Na Colômbia, foi divulgado que o infravermelho dos termômetros, aparelho que está sendo utilizado em estabelecimentos para medir a temperatura das pessoas, causa a “morte dos neurônios”.

    Carne bovina é melhor que a vacina

Apesar da vacina contra o novo coronavírus ainda não sido descoberta, um site na França divulgou que o consumo de carne bovina seria eficaz contra a Covid-19. O país europeu ocupa o sexto lugar em consumo da carne vermelha.

Praia de Copacabana virou cemitério

A protesto com cruzes na praia da Copacabana, no Rio de Janeiro, que representavam as vítimas da Covid-19, ganhou bastante repercussão em todo o Brasil. Do outro lado do mundo, mais especificamente na Itália, a imagem da manifestação está sendo difundida, como se o local famoso no mundo todo, tivesse sido transformado em um cemitério para os mortos do novo coronavírus.

  Secador de cabelo “mata covid-19”

Utilizando o secador de cabelo com o jato de ar quente contra o nariz pelo menos cinco vezes ao dia, o novo coronavírus será destruído. Pois, após ser exposto a uma temperatura de 56° C o vírus morre. Além disso, a utilização de água fervente no rosto também está sendo cogitada, por autoridades médicas no México.

O novo coronavírus veio de morcegos e cobras

O novo coronavírus foi transmitido na China por morcegos e cobras usados em laboratórios para criar armas biológicas. Os animais fugiram do centro de pesquisas do governo chinês e começaram a infectar a população causando a pandemia que atingiu o globo terrestre.

Bill Gates e a sua fundação pretendem implantar microchips na populaçao

 

Foi descoberto que Bill Gates planejava implantar microchips nas vacinas que seriam aplicadas na população para combater o coronavírus. Era um projeto da Fundação Gates, que planejava utilizar uma “tinta invisível”, que pode ser aplicada na pele, e que funcionaria como um registro de vacinação, marcando, assim, todos que recebessem o microchip que localizará dados médicos e a localização da pessoa.

A produção de vacinas é feita através de fetos mortos e tumores

Fontes da imprensa internacional, afirmam que as vacinas, em desenvolvimento, contra a COVID-19 trazem em sua fórmula ou utilizaram células de fetos abortados e tumores. Além de afirmarem que essas vacinas poderiam causar “danos irreversíveis” ao DNA das pessoas vacinadas.

 

As vacinas causam autismo

Notícias circulam de que vacinas causam autismo e foram publicadas pelo ex-médico britânico Andrew Wakefield, quando publicou um artigo científico na revista The Lancet, relacionando a vacina da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) com casos de autismo em crianças. Segundo ele o estudo foi feito em 1998 no Reino Unido.

Um corpo sadio não precisa de vacinas.

Nós adquirimos imunidade inata com o leite materno, que nos protege de todas as doenças. Se nós estamos aqui hoje escrevendo e lendo essa matéria, é graças ao leite materno que consumimos enquanto crianças.

Podem ser usadas seringas contaminadas com HIV na aplicação das vacinas 

 

Nem sempre são usadas seringas e agulhas descartáveis, abertas na hora e na frente da pessoa que vai ser vacinada, e podem usar esse movimento de vacinação para infectar grupos de pessoas que são indesejáveis na sociedade.

 

 

 

Número de aulas

De 2 a 4 aulas.

Resultados

Os estudantes ao participarem dessa atividade refletirão sobre as diversas possibilidades de uso da internet na veiculação de notícias e informações, inclusive falsamente criadas para enganar e manipular os seus usuários, percebendo a necessidade de agir criteriosamente e ter cuidado de analisar o que lhes chega através da internet e redes sociais.

 

Por que recomenda?

A educação digital envolve o uso responsável e ético das tecnologias, o que exige compreensão básica acerca do funcionamento e impacto delas em nossas vidas.

 

 

Adaptação/recriação

A ideia surgiu da necessidade de discutir com os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais a existência de notícias falsamente criadas para enganar e manipular as pessoas que usam a internet e as redes sociais, bem como a nossa responsabilidade em não compartilhar o que sabemos ou desconfiamos ser falso. 

Referências

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-m ilhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa

 

 

Como identificar Fake News? https://sites.ufpe.br/dagi/2020/07/05/como-identificar-fake-news/

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2 comentários:

  1. O plano é extremamente necessário pois esse é um assunto que deve ser abordado sempre que possível, principalmente entre as crianças que assim que entram no mundo digital já recebem informações de todos os lugares inclusive levam informações de casa para o âmbito escolar. Acho importante essa dinâmica de fazer eles identificarem as fake news, mas acredito que poderiam incentivar as crianças a levarem essas narrativas para dentro de casa e conversar com os pais porque as vezes as crianças são influenciadas pelos responsáveis ou pessoas do convívio.

  2. A proposta apresentada é de grande necessidade nas salas de aula, todos devem ser alertados do perigo do compartilhamento de noticias sem saber da sua real origem, acredito que por meio de aulas dinâmicas como esta fica bem mais simples de explicar esse perigo.

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