Contexto
A importância de discutir a diferença entre o que é privado e o que é público, a exposição e superexposição na internet e suas consequências. A abordagem desse tema faz parte do Programa de Cidadania Digital do Colégio Dante Alighieri.
Objetivos
- Compreender os perigos da superexposição na internet;
- Compreender o conceito de privacidade.
Recursos educativos
- Cartolina;
- Estojo: lápis, borracha, caneta, canetinhas;
- Tablets;
- Internet para pesquisar;
- Lousa digital.
*caso não haja tablets disponíveis, podem ser utilizados computadores de mesa ou mesmo celular com acesso à internet
Metodologia
Introdução:
– Explicar o tema da aula: Superexposição na internet;
-
Transmitir as orientações gerais, dividir a turma em grupo de quatro alunos e explicar os papéis dos integrantes dos grupos;
-
Distribuir os materiais: dois dispositivos móveis por grupo, cartolina, post-it, caneta, lápis, borracha e canetinhas;
-
Dividir os grupos e explicar que cada integrante terá um papel a executar no grupo:
-
2 pesquisadores (ficam com o tablet, pesquisam e relatam suas pesquisas ao grupo);
-
2 relatores (responsáveis por organizar as informações escritas no cartaz e no final colocar o cartaz na parede da sala).
Atividade 1: O que é superexposição na internet?
-
Solicitar aos alunos que discutam sobre o tema da superexposição e que escrevam no cartaz uma definição em comum sobre o que pensam a respeito no campo “O que pensamos?”;
-
Solicitar aos alunos fazer a leitura do Qr Code com o iPad para pesquisar nos sites o que é superexposição e em seguida escrever uma definição em conjunto no campo “O que pesquisamos?”.
Atividade 2: O que a superexposição pode causar?
-
Solicitar aos alunos que discutam sobre o tema “O que a Superexposição pode causar” e que escrevam no cartaz uma definição em comum sobre o que pensam a respeito no espaço “O que pensamos?”;
-
Solicitar aos alunos fazer a leitura do Qr Code com o dispositivo móvel para pesquisar no site o que a superexposição pode causar e em seguida escrever no cartaz uma definição em conjunto no espaço “O que pesquisamos?”.
Conclusão:
Auxiliar os alunos na organização da sala, no uso dos dispositivos móveis e na colagem dos cartazes no mural da sala.
Número de aulas
1 aula
Resultados
- Os integrantes do grupo compararam e analisaram as respostas que haviam colocado antes e depois da pesquisa, para entender o que já sabiam e se estavam aprendendo algo novo.
- Participação e engajamento dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na elaboração dos cartazes.
Por que recomenda?
Acreditamos que, quando a criança e o adolescente já entendem os perigos da superexposição na internet, pensarão a respeito dos riscos antes de expor seus dados, suas informações, fotos e vídeos na internet, o que propicia uma navegação mais segura e mais responsável.
Adaptação/recriação
Não.
Referências
PUBLICAÇÃO. Safernet. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/content/qual-fronteira-entre-exposi%C3%A7%C3%A3o-e-superexposi%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 30 jul. 2020.
CERT.BR. Cartilhas de Segurança para Internet. Disponível em: <http://cartilha.cert.br/>. Acesso em: 30 jul. 2020.
SAFERNET. Privacidade e Superexposição. Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/superexposi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 30 jul. 2020
Imagens
Áreas do conhecimento
Competências gerais da BNCC
- Cultura digital
- Empatia e cooperação
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Responsabilidade e cidadania