Superexposição na internet

Contexto

A importância de discutir a diferença entre o que é privado e o que é público, a exposição e superexposição na internet e suas consequências. A abordagem desse tema faz parte do Programa de Cidadania Digital do Colégio Dante Alighieri.

Objetivos

  • Compreender os perigos da superexposição na internet;
  • Compreender o conceito de privacidade.

Recursos educativos

  • Cartolina;
  • Estojo: lápis, borracha, caneta, canetinhas;
  • Tablets;
  • Internet para pesquisar;
  • Lousa digital.

    *caso não haja tablets disponíveis, podem ser utilizados computadores de mesa ou mesmo celular com acesso à internet

Metodologia

Introdução: 

– Explicar o tema da aula: Superexposição na internet;

  • Transmitir as orientações gerais, dividir a turma em grupo de quatro alunos e explicar os papéis dos integrantes dos grupos;

  • Distribuir os materiais: dois dispositivos móveis por grupo, cartolina, post-it, caneta, lápis, borracha e canetinhas;

  • Dividir os grupos e explicar que cada integrante terá um papel a executar no grupo:

  • 2 pesquisadores  (ficam com o tablet, pesquisam e relatam suas pesquisas ao grupo);

 

  • 2 relatores (responsáveis por organizar as informações escritas no cartaz e no final colocar o cartaz na parede da sala).

 

Atividade 1: O que é superexposição na internet?

  • Solicitar aos alunos que discutam sobre o tema da superexposição e que escrevam no cartaz uma definição em comum sobre o que pensam a respeito no campo “O que pensamos?”;

  • Solicitar aos alunos fazer a leitura do Qr Code com o iPad para pesquisar nos sites o que é superexposição e em seguida escrever uma definição em conjunto no campo “O que pesquisamos?”.

 

Atividade 2: O que a superexposição pode causar?

  • Solicitar aos alunos que discutam sobre o tema “O que a Superexposição pode causar” e que escrevam no cartaz uma definição em comum sobre o que pensam a respeito no espaço “O que pensamos?”;

  •  Solicitar aos alunos fazer a leitura do Qr Code com o dispositivo móvel para pesquisar no site o que a superexposição pode causar e em seguida escrever no cartaz uma definição em conjunto no espaço “O que pesquisamos?”.

 

Conclusão:

 

Auxiliar os alunos na organização da sala, no uso dos dispositivos móveis e na colagem dos cartazes no mural da sala.

 

Número de aulas

1 aula

Resultados

  • Os integrantes do grupo compararam e analisaram as respostas que haviam colocado antes e depois da pesquisa, para entender o que já sabiam e se estavam aprendendo algo novo.
  • Participação e engajamento dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na elaboração dos cartazes.

Por que recomenda?

 

Acreditamos que, quando a criança e o adolescente já entendem os perigos da superexposição na internet, pensarão a respeito dos riscos antes de expor seus dados, suas informações, fotos e vídeos na internet, o que propicia uma navegação mais segura e mais responsável.

Adaptação/recriação

Não.

Imagens

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco