Blog do Sargento: prototipando a Cultura Digital, antes, durante e após a pandemia…

Contexto

O Blog da Escola Municipal Sargento Euclides Alves de Araújo, visível para mecanismos de pesquisas, de autoria da Professora Graça Santos, Orientadora Educacional concursada, matrícula 25.113 de 20/03/2004, lotada na referida Unidade Escolar, surgiu em junho de 2019, com o propósito inicial de registrar e tornar pública as ações praticadas nos dias de atuação profissional.

Ao diagnosticar as demandas pedagógicas abaixo do iceberg entre ensino e aprendizagem,  boas práticas, formação continuada livre, alfabetização, letramento e projetos em geral, entendi que poderia ampliar e aprofundar as boas práticas da OrientAÇÃO Educacional a distância, ou seja, não apenas nos dias em que atuava na carga horária, e ou nas reuniões pedagógicas e com os repsonsáveis e familiares.

 

No primeiro momento forma criadas as abas abaixo:

A situação que precisava ser aprimorada era oferecer apoio constante aos docentes, a partir das demandas diagnosticadas pedagogicamente, em seguida ser o vínculo entre professores, escola, alunos e pais durante a pandemia. Incluo aqui a ideia das Especialistas da Secretaria Municipal de Educação que foi a hastag #BauEducativoBel.

Na compreensão da existência e funcionalidade do Blog como documento organizado como se fosse um “diário de bordo de cada docente”, sugeri a ideia e me pus a trabalhar, infinitamente em apoiar o protagonismo docente,  discente e familiar, desde então.

Objetivos

  • Promover ao máximo o bem-estar dos professores e resolver os seus desafios pedagógicos.
  • Propor uma nova cultura de trabalho.
  • Gerar ideias que se complementam e criam algo novo vinculando o ensino e a aprendizagem, o aluno e a escola no período da pandemia.
  • Estimular o protagonismo docente e a cultura de colaboração.
  • Orientar quem orienta antes, durante e após-pandemia.

 

Recursos educativos

Para implementar a prática, foram usadas argumentações pedagógicas individuais, coletivas e colaborativas, demonstrando a possibilidade de oferecer apoio remoto contínuo, afetivo e efetivo.

  • Acolhimento contante das dores e urgências pedagógicas.
  • Criatividade, tempo, dedicação, disponibilidade para acolher, escutar e orientar os docentes engajados em promoverem a sua prática docente remotamente.
  • Orientações sobre curadoria, materiais diversos, vídeos, youtube, drive, pdfs, links, acesso ao blog, acesso aos links para formação continuada por meio de lives e conversas via WhatsApp.

 

Metodologia

Design Thinking, por ser uma abordagem de pensamento que combina a necessidade do contexto educacional com as possibilidades para atender as demandas pedagógicas dos professores foi usada para guiar boa parte dos caminhos e desafios constantes com criatividade, empatia, convite à colaboração e muita experimentação e conversas pedagógica.

Primeiros passos

Passo 1 – Empatia

  • Entendimento da situação contextual da escola, antes e durante pandemia.
  • Observações da prática docente em sala de aula com autorização da professora.
  • Escutas Pedagógicas Individuais para buscar as necessidades das professoras;
  • Escutas Pedagógicas coletivas em encontros pedagógicos;
  • Vivências colaborativas em sala de aula com alunos e professoras.
  • Imersão nas anotações e comentários das professoras e especialistas para compreensão de quais informações e contextos pedagógicos poderiam  que apoiar as professores na realização de atividades em ambientes digitais de aprendizagem;

 

Passo 2 – Definição dos múltiplos desafios

  • Registros, anotações referentes à cada observação e escuta pedagógica individualmente.
  • Compilação das falas, anseios e necessidades didáticas pedagógicas das professoras por ano de escolaridade.
  • Identificação de padrões urgentes e necessários para propor uma nova cultura de atuação docente;

 

Passo 3 – Ideias

 

  • Criação de uma conta no google e endereço eletrônico no gmail;
  • Criação do blog usando a plataforma Blogger;
  • Criação do nome do Blog;
  • Criação da URL e template dinâmico;
  • Criação das páginas fixas com Recursos e Estratégias Pedagógicas;
  • Criação do drive;
  • Criação de um canal no YouTube para converter os vídeos enviados via WhatsApp;
  • Encontro Pedagógico para apresentar as ideias;
  • Convites à criação e cocriação das atividades;
  • Criação de links específicos para professores;
  • Envio das atividades pelos professores para as Especialistas da Escola;
  • Revisão do material enviado e conversão em pdf;
  • Recebimento dos arquivos em pdf, abertura e geração de link aberto via drive.
  • Criação de uma “capa” padrão para identificação dos professores;
  • O link dos professores será sempre atualizado com as atividades e materiais enviados.
  • Combinação de um dia da semana, no caso a sexta-feira para envios das atividades, imagens, vídeos;
  • Alimentação do blog e curadoria final realizada por mim – Orientadora Educacional.

 

 

Passo 4 – Protótipos

 

  • Apresentação do blog por meio de envios do link para cada professor via WhatsApp;
  • Orientações de como acessar e enviar aos grupos de WhatsApp familiares criados pelas professoras;
  • Orientações de como multiplicar os acessos ao link específico tornando ainda mais visível o trabalho docente para alunos e familiares;
  • Atualizações semanais dos links específicos, a partir dos envios de materiais pelas professoras e especialistas;
  • Envio da atualização do Blog, com o seguinte texto; *Blog do Sargento: Atualizações* para o grupo geral a escola, antecendendo os links, os nomes das professoras e Especialistas.
  • Orientações de como localizar o espaço para escrever comentários;
  • Link do protótipo: Blog do Sargento

 

 Passo 5 – Experimentações

 

  • Interação constante a partir da compreensão da rotina pedagógica de cada professor
  • Coriação de uma boa experiência coletiva, envolvendo professores, alunos, especialistas e familiares

Número de aulas

O que posso considerar neste espaço? 

Continuarei/continuaremos com a adaptabilidade, oferecendo mentoria e apoio pedagógico irrestrito para os que despertaram sua criatividade e aderência a janela do mundo remoto ou virtual.

Posso destacar aqui 14 professores engajados no envio das atividades práticas neste Blog, além dos familiares que enviaram vídeos, imagens e relatos.

124 vídeos no Canal do YouTube – Blog do Sargento

 

Resultados

Com o conjunto de práticas implementadas, penso que a movimentação e interação pedagógica está em processo de socialização permanente, tendo em vista os recursos da tecnologia digital inexistentes na Política Pública, também inexistente. Tudo o que vem sendo promovido, é por meio dos novos designs, discurso de inovação possível dentro do caos, angústias, dedicação e escuta docente dos professores e especialistas do Ensino Fundamental I. Destaco abaixo, a fortaleza da vulnerabilidade pedagógica digital no contexto da pandemia. Destaco a evolução e o caminho encontrado por docentes com maiores números de visualizações. Destaco a credibilidade docente na OrientAÇÃO Educacional  visível.

Professora Kézia Campos – 1º ano de escolaridade

Professora Cris Maria – 5º ano de escolaridade

Professora Elaine de Sousa – 2º ano de escolaridade

Professora Luciana Mafra – Educadora Física

 

 

 

Por que recomenda?

Cidadania Digital não era uma expressão disseminada como tem sido nestes tempos de pandemia. Na verdade ainda não é, pois o tema não foi estudado e apreendido na e pela escola. Cidadania Digital se instalou. está posto, inclusive na BNCC. essa é uma grata oportunidade de partir da prática para a ateoria. O que vem acontecendo é que a cidadania digital foi acelerada e está chegando do jeito que “dá”, contexto da subjetividade de cada docente e da própria escola.

Como autora e alimentadora do Blog do Sargento,  desta prática propago informações, buscando a curiosidade e engajamento docente para novos vocabulários e conceitos que modificarão para sempre suas práticas.

 

A sugestão que ofereço é semear pedagogicamente, sempre tendo como pano de fundo a Agenda 2030, o ODS 4 e os Direitos Humanos entre outros documentos fundamentais para a EducAÇÃO Libertadora, Aberta, Horizontal, onde professor “se sabe” Líder,  Protagonista, Ousado, Criativo,  Curador Pedagógico que se propõe a atuar com as serendipidades, experimentando-se, inovando e realinhando-se.

Adaptação/recriação

Gosto de compartilhar… Gosto de mostrar talentos… Gosto de ampliar, aprofundar, navegar, falar… Contemplar pessoas e seus talentos… Gosto de transbordar e de inspirar… A primeira ideia surgiu em 2007… Gerou o Orientando quem Orienta. Outros blogs estão no ar, um em especial serve como repositório de materiais que “acumulo para revisitar”, outros foram criados em escolas ou projetos  em que atuei, sempre com a ideia de melhor comunicar e tornar visível o trabalho pedagógico coletivo (este aqui saiu publicado no Jornal Folha Dirigida – RJ. Gosto de trabalhar na EducAÇÃO e demosntrar possibilidades e oportunidades! Acredito no poder do registro pedagógico. Gosto do coletivo. Pratico constantemente a “Fofoca Pedagógica”.

Referências

Recomendo, sim muitas leituras, algumas já estão no próprio Blog do Sargento. Outras, considero essenciais, indico abaixo:

Livros lidos, rabiscadissímos e que vem fazendo minha cabeça “que já nasceu disruptiva” há muito tempo.

 

Mutações em Educação Segundo McLuhan, Lauro de Oliveira Lima

Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire

Uma Professora Muito Maluquinha, Ziraldo

Pedagogia da Transgressão, Ruy Cezar do Espírtio Santo

A Cabeça Bem-Feita, Edgar Morin

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, Edgar Morin

 

Educando o Profissional Reflexivo: Um Novo Design para o Ensino e a Aprendizagem,  Donald A. Schön

(…)

Links:

Design Thinking para Educadores

#BauEducativoBel

#BauSargentoEuclides

Blog do Sargento

Blog do Sargento – Youtube

Revista Educatrix

Comunicação Construtiva

Imagens

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

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