Explorando o Guia da Educação Midiática: aprendendo a ver, desaprendendo a julgar

Criado por: Graça Santos

Coautoria: Graça Santos

Contexto

“Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019. Esses acessos envolvem fornecimentos de dados, com os quais concordamos ao assinarmos Termos e Condições que raramente são lidos. Dessa forma, desconhecemos quais dados fornecemos e para que são utilizados”. 

Para entender e intervir na sociedade há de se aprender e ensinar para conhecer, reconhecer, refletir e aprender a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital. 

Considerando:

  • O contexto acima, entender, pensar, raciocinar e interpretar são provocações motivadoras contidas nas dez competências da BNCC;
  • O remix de Rita Silva (Existe um Google diferente para cada um?) da prática  “Quem ensina a inteligência artificial do Google” criada por Priscila Gonsales;
  • O Guia da Educação Midiática, destinado a gestores e educadores, o material apresenta o contexto e definição da educação midiática, além de verbetes, conceitos e exemplos práticos de atividades inspiradoras para que entendam para além do google

Diante das considerações acima, e a partir da experiência como docente na educação básica, penso que antes de entender, conhecer e refletir sobre  a diversidade de  buscadores, além do Google, se faz necessário oferecer aos professores, oportunidades para desenvolver e conhecer habilidades e competências para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica e reflexiva do ambiente informacional e midiático em sua diversidade e complexidade. 

A ideia “Explorando o Guia da Educação Midiática: aprendendo a ver, desaprendendo a julgar”, surgiu como uma possibilidade plural, em busca de reflexões e vivências que possam vislumbrar o acolhimento pedagógico que possa responder à questão “Em que medida, professores, gestores e instituições de ensino estão aptos para atingir os desafiadores objetivos para para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes em um mundo cada vez mais conectado?

Objetivos

A curto prazo: oferecer aos educadores o acesso aos materiais virtuais constantes na Plataforma Pilares do Futuro que embasam o contexto da ideia a ser explorada, além do Guia da Educação Midiática, convidando-os a prática reflexiva colaborativa.

A médio prazo: realizar práticas de leitura compartilhada do material a ser explorado, praticando o pensamento crítico, engajando-se com o mundo fora da sala de aula, desenvolvendo habilidades midiáticas alinhadas a ampliação do repertório da Cultura Digital.

A longo prazo: Atingir  níveis mais altos de resultados, tornando a aprendizagem visível, conhecendo e compreendendo uma variedade de estratégias , sugerindo e apresentando adaptações, remixagens adaptadas a diferentes áreas do conhecimento, lendo, escrevendo,  participando e oferecendo feedback que demonstrem impactos importantes na aprendizagem dos participantes alinhado a ideia principal da prática.

Recursos educativos

Para implementar essa prática sugere-se apresentar orientações quanto as Rodadas Pedagógicas Colaborativas, aprendendo o significado de colaboração, contestação de ideias, aprofundando o relacionamento com os outros participantes fundamentados na prática por meio do processo contínuo de desenvolver, refinar e escrever sobre as rodadas pedagógicas, além  Plataforma Pilares do Futuro, texto e contexto que embasam a ideia a ser explorada, além do Guia da Educação Midiática em formato online e  das 10 Competências Gerais da BNCC.

Exibição de vídeos para ampliação de repertório, argumentação e inspiração para atividades práticas.

Cartolinas ou folhas A4 para a prática do pensamento visual, escolhas criativas  e organização do fluxo da produção coletiva para planejar e executar os objetivos de longo e médio prazo.

Metodologia

A metodologia sugerida parte da construção de uma visão compartilhada da rede sobre o que é ensino eficaz e da construção de uma linha de ação que torna concretas a visão e a estratégia.O caráter inovador às rodadas é a proposta de alinhamento coerente entre fundamentação, rigor e compromisso com a melhoria da aprendizagem. Dentre os pressupostos das rodadas pedagógicas, orienta-se aprender a ver, desaprendendo a julgar, visando garantir que o questionamento da prática não seja uma avaliação ou juízo, mas parte integrante do processo de aprendizagem coletiva, em um ambiente de confiança mútua. Para isso, coletivamente será decidida a organização do espaço físico, diferente do habitual.

Momento de Ludicidade

Calculado o número de participantes, deixar os mesmos escolherem objetos separados antecipadamente, cada um com o número do grupo.

Dê a cada participante um adesivo quando entrarem na sala, e tenha um número de adesivo diferente igual ao número de grupos desejados.

Proponho realizar 6 Rodadas Pedagógicas, de 4h de duração, para leitura exploratória, planejamento e execução das atividades, conforme a seguir:

1º encontro: Apresentação da proposta de estudo/Organização  dos participantes em 4 grupos a saber:

#G1 – Remix ode Rita Silva (Existe um Google diferente para cada um?) da prática  “Quem ensina a inteligência artificial do Google” criada por Priscila Gonsales – Do conceito à prática

#G2 –  Sociedade Conectada – Do conceito à prática

#G3 – Ensinar e aprender hoje – Do conceito à prática

#G4 – Ler, escrever e participar no século XXI – Do conceito à prática

 

2º encontro: #G1 – Da compreensão a apresentação coletiva

3º encontro: #G2 – Da compreensão a apresentação coletiva

4º encontro: #G3 – Da compreensão a apresentação coletiva

5º encontro: #G4 – Da compreensão a apresentação coletiva

 

Ao final de cada apresentação – Diálogos/Feedbacks/Reflexão –  “Aprendendo a ver, desaprendendo a julgar” (perguntas para facilitar a percepção da aprendizagem visível, aprendendo a valorizar o que foi construído)

  • O que vocês estão aprendendo? No que vocês estão trabalhando?
  • O que você faz quando não sabe as respostas ou fica em dúvida?
  • Como você saberá quando terminar?
  • Como você saberá se o que você fez é de boa qualidade?   

Número de aulas

Para desenvolver a ideia acolhendo o texto e o contexto, proponho 5 encontros/rodadas pedagógicas.

Resultados

A proposição ainda não foi praticada, sendo assim, considerando um investimento inovador, com relação à temática, a estratégica sistêmica da organização das rodadas pedagógicas empáticas e avaliação formativa, tendo como princípio o professor aprendendo a fazer o trabalho realizando o trabalho, não pedindo a outras pessoas para fazê-lo, não contratando especialistas que podem atuar como representantes dos tema abordado, o resultado desejado para além da inclusão da Cultura Digital, do Pensamento Científico, Crítico e Criativo e da Argumentação entre outras competências da BNCC, os possíveis resultados serão evidenciados, a partir da reflexão das provocações a seguir:

Como essa abordagem…

afeta o conhecimento e as habilidades dos professores?

o  nível de conteúdo nas salas de aula?

o protagonismo do aluno no processo pedagógico?

o relacionamento entre o professor, o aluno e o conteúdo?

A prática é uma proposição aberta.

Educar para a informação é um jeito de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. É mudar a relação dos discentes e docentes com o conhecimento, para que saibam aprender a aprender. E educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado, significa antes mobilizar professores, educadores e gestores para a Educação Midiática.

O  Guia da Educação Midiática é  um conjunto organizado e didático de conceitos e exemplos para apoiar docentes e gestores na missão de preparar os alunos para as oportunidades e os desafios trazidos pela tecnologia.

 

 

 

A proposição ainda não foi praticada, sendo assim, considerando um investimento inovador, com relação à temática, a estratégica sistêmica da organização das rodadas pedagógicas e avaliação formativa, tendo como princípio o professor aprendendo a fazer o trabalho realizando o trabalho, não pedindo a outras pessoas para fazê-lo, não contratando especialistas que podem atuar como representantes dos tema abordado, o resultado desejado para além da inclusão da Cultura Digital, do Pensamento Científico, Crítico e Criativo e da Argumentação entre outras competências da BNCC, os possíveis resultados serão evidenciados, a partir da reflexão das provocações a seguir:

Como essa abordagem…

  • afeta o conhecimento e as habilidades dos professores?
  • o  nível de conteúdo nas salas de aula?
  • o protagonismo do aluno no processo pedagógico?
  • o relacionamento entre o professor, o aluno e o conteúdo?

Por que recomenda?

 

As rodadas pedagógicas, como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e aprendizagem, ampliando o letramento docente para potencialização do letramento discente.

A ideia “Explorando o Guia da Educação Midiática: aprendendo a ver, desaprendendo a julgar”, surgiu como uma possibilidade plural, em busca de reflexões e vivências que possam vislumbrar o acolhimento pedagógico que possa responder à questão “Em que medida, professores, gestores e instituições de ensino estão aptos para atingir os desafiadores objetivos para para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes em um mundo cada vez mais conectado?, para a partir dos contextos diversos, promover experiências disruptivas que promovem novos olhares, novos designs para a aprender a ver e desaprender a julgar, potencializando a Cidadadania Pedagógica e Digital dos participantes.

Indico a prática, tendo em vista a relevância pedagógica da Educação Digital que envolve o uso responsável das tecnologias, o que exige compreensão básica dos professores, educadores e gestores acerca do funcionamento e impacto delas, primordialmente para orientar alunos como descrito no documento referencial BNCC.

Para a apropriação das possibilidades oportuninizadas pela compreensão/percepção da cultura digital no cotidiano,  considero signifivativo a vivência do conceito à prática para empoderamento pedagógico, com estratégias lúdicas e científicas sugeridas na prática.

Obs.: Brevemente realizarei a prática da forma descrita. Voltarei aqui para publicar o registro das aprendizagem visível dos protótipos criados pelos grupos.

Adaptação/recriação

Esta proposição é um remix da prática “Existe um Google diferente para cada um?” de Rita Silva, adaptada e inspirada na boa prática “Quem ensina a inteligência artificial do Google” de Priscila Gonsales, alinhada ao Guia de Educação Midiática com Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

 

Referências

Guia da Educação Midiática. Disponível em https://educamidia.org.br/guia

Livro: Rodadas Pedagógicas – Como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e a aprendizagem. A. City, Elizabeth | Elmore, Richard F. | Fiarman, Sarah E. | Teitel , Lee. Porto Alegre: Penso Editora, 2013  

Entenda os buscadores e as páginas de resultados. Disponível em: https://www.sutori.com/story/busca–4G5TA6ktmQW9L6ZfKSBay6Hy

Além do Google: 8 sites de buscas que você precisa conhecer hoje mesmo. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/sites-de-buscas-alternativo-google/ Buscador Qwant. Disponível em:https://www.qwant.com/?l=pt Buscador Ecosia. Disponível em: https://www.ecosia.org/

Buscador Google: Disponível em: https://www.google.com/ Buscador Duck Duck Go. Disponível em: https://duckduckgo.com/

Buscador Bing: Disponível em: https://www.bing.com/?setlang=pt-BR Buscador Searx. Disponível em: https://searx.laquadrature.net/

 

Buscador CC Search. Disponível em:  https://oldsearch.creativecommons.org/ Buscador Statpage. Disponível em https://www.startpage.com/pt/

Quem ensina  a inteligência artificial do Google?, por Priscila Gonsales. Disponível em: https://pilaresdofuturo.org.br/praticas/quem-ensina-a-inteligencia-artificial-do-google/

Existe um Google diferente para cada um?, por Rita Silva. Disponível em: https://pilaresdofuturo.org.br/praticas/existe-um-google-diferente-para-cada-um/

Privacidade e termos do Google. Disponível em: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa

Resultados do Google seriam personalizados para você mesmo em modo anônimo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/136801-resultados-google-personalizados-voce-mesmo-modo-anonimo.htm#:~:text=O%20que%20diz%20a%20Google&text=%E2%80%9CResultados%20de%20busca%20podem%20mudar,buscador%E2%80%9D%2C%20disse%20a%20Google

Configurações de anúncios do Google. Disponível em: https://adssettings.google.com/authenticated?hl=pt-BR

Rodadas Pedagógicas – Como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e a aprendizagem  

https://desafiosdaeducacao.com.br/10-principios-aprendizagem-visivel/

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