Contexto
“Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019. Esses acessos envolvem fornecimentos de dados, com os quais concordamos ao assinarmos Termos e Condições que raramente são lidos. Dessa forma, desconhecemos quais dados fornecemos e para que são utilizados”.
Para entender e intervir na sociedade há de se aprender e ensinar para conhecer, reconhecer, refletir e aprender a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
Considerando:
- O contexto acima, entender, pensar, raciocinar e interpretar são provocações motivadoras contidas nas dez competências da BNCC;
- O remix de Rita Silva (Existe um Google diferente para cada um?) da prática “Quem ensina a inteligência artificial do Google” criada por Priscila Gonsales;
- O Guia da Educação Midiática, destinado a gestores e educadores, o material apresenta o contexto e definição da educação midiática, além de verbetes, conceitos e exemplos práticos de atividades inspiradoras para que entendam para além do google
Diante das considerações acima, e a partir da experiência como docente na educação básica, penso que antes de entender, conhecer e refletir sobre a diversidade de buscadores, além do Google, se faz necessário oferecer aos professores, oportunidades para desenvolver e conhecer habilidades e competências para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica e reflexiva do ambiente informacional e midiático em sua diversidade e complexidade.
A ideia “Explorando o Guia da Educação Midiática: aprendendo a ver, desaprendendo a julgar”, surgiu como uma possibilidade plural, em busca de reflexões e vivências que possam vislumbrar o acolhimento pedagógico que possa responder à questão “Em que medida, professores, gestores e instituições de ensino estão aptos para atingir os desafiadores objetivos para para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes em um mundo cada vez mais conectado?
Objetivos
A curto prazo: oferecer aos educadores o acesso aos materiais virtuais constantes na Plataforma Pilares do Futuro que embasam o contexto da ideia a ser explorada, além do Guia da Educação Midiática, convidando-os a prática reflexiva colaborativa.
A médio prazo: realizar práticas de leitura compartilhada do material a ser explorado, praticando o pensamento crítico, engajando-se com o mundo fora da sala de aula, desenvolvendo habilidades midiáticas alinhadas a ampliação do repertório da Cultura Digital.
A longo prazo: Atingir níveis mais altos de resultados, tornando a aprendizagem visível, conhecendo e compreendendo uma variedade de estratégias , sugerindo e apresentando adaptações, remixagens adaptadas a diferentes áreas do conhecimento, lendo, escrevendo, participando e oferecendo feedback que demonstrem impactos importantes na aprendizagem dos participantes alinhado a ideia principal da prática.
Recursos educativos
Para implementar essa prática sugere-se apresentar orientações quanto as Rodadas Pedagógicas Colaborativas, aprendendo o significado de colaboração, contestação de ideias, aprofundando o relacionamento com os outros participantes fundamentados na prática por meio do processo contínuo de desenvolver, refinar e escrever sobre as rodadas pedagógicas, além Plataforma Pilares do Futuro, texto e contexto que embasam a ideia a ser explorada, além do Guia da Educação Midiática em formato online e das 10 Competências Gerais da BNCC.
Exibição de vídeos para ampliação de repertório, argumentação e inspiração para atividades práticas.
Cartolinas ou folhas A4 para a prática do pensamento visual, escolhas criativas e organização do fluxo da produção coletiva para planejar e executar os objetivos de longo e médio prazo.
Metodologia
A metodologia sugerida parte da construção de uma visão compartilhada da rede sobre o que é ensino eficaz e da construção de uma linha de ação que torna concretas a visão e a estratégia.O caráter inovador às rodadas é a proposta de alinhamento coerente entre fundamentação, rigor e compromisso com a melhoria da aprendizagem. Dentre os pressupostos das rodadas pedagógicas, orienta-se aprender a ver, desaprendendo a julgar, visando garantir que o questionamento da prática não seja uma avaliação ou juízo, mas parte integrante do processo de aprendizagem coletiva, em um ambiente de confiança mútua. Para isso, coletivamente será decidida a organização do espaço físico, diferente do habitual.
Momento de Ludicidade
Calculado o número de participantes, deixar os mesmos escolherem objetos separados antecipadamente, cada um com o número do grupo.
Dê a cada participante um adesivo quando entrarem na sala, e tenha um número de adesivo diferente igual ao número de grupos desejados.
Proponho realizar 6 Rodadas Pedagógicas, de 4h de duração, para leitura exploratória, planejamento e execução das atividades, conforme a seguir:
1º encontro: Apresentação da proposta de estudo/Organização dos participantes em 4 grupos a saber:
#G1 – Remix ode Rita Silva (Existe um Google diferente para cada um?) da prática “Quem ensina a inteligência artificial do Google” criada por Priscila Gonsales – Do conceito à prática
#G2 – Sociedade Conectada – Do conceito à prática
#G3 – Ensinar e aprender hoje – Do conceito à prática
#G4 – Ler, escrever e participar no século XXI – Do conceito à prática
2º encontro: #G1 – Da compreensão a apresentação coletiva
3º encontro: #G2 – Da compreensão a apresentação coletiva
4º encontro: #G3 – Da compreensão a apresentação coletiva
5º encontro: #G4 – Da compreensão a apresentação coletiva
Ao final de cada apresentação – Diálogos/Feedbacks/Reflexão – “Aprendendo a ver, desaprendendo a julgar” (perguntas para facilitar a percepção da aprendizagem visível, aprendendo a valorizar o que foi construído)
- O que vocês estão aprendendo? No que vocês estão trabalhando?
- O que você faz quando não sabe as respostas ou fica em dúvida?
- Como você saberá quando terminar?
- Como você saberá se o que você fez é de boa qualidade?
Número de aulas
Para desenvolver a ideia acolhendo o texto e o contexto, proponho 5 encontros/rodadas pedagógicas.
Resultados
A proposição ainda não foi praticada, sendo assim, considerando um investimento inovador, com relação à temática, a estratégica sistêmica da organização das rodadas pedagógicas empáticas e avaliação formativa, tendo como princípio o professor aprendendo a fazer o trabalho realizando o trabalho, não pedindo a outras pessoas para fazê-lo, não contratando especialistas que podem atuar como representantes dos tema abordado, o resultado desejado para além da inclusão da Cultura Digital, do Pensamento Científico, Crítico e Criativo e da Argumentação entre outras competências da BNCC, os possíveis resultados serão evidenciados, a partir da reflexão das provocações a seguir:
Como essa abordagem…
afeta o conhecimento e as habilidades dos professores?
o nível de conteúdo nas salas de aula?
o protagonismo do aluno no processo pedagógico?
o relacionamento entre o professor, o aluno e o conteúdo?
A prática é uma proposição aberta.
Educar para a informação é um jeito de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. É mudar a relação dos discentes e docentes com o conhecimento, para que saibam aprender a aprender. E educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado, significa antes mobilizar professores, educadores e gestores para a Educação Midiática.
O Guia da Educação Midiática é um conjunto organizado e didático de conceitos e exemplos para apoiar docentes e gestores na missão de preparar os alunos para as oportunidades e os desafios trazidos pela tecnologia.
A proposição ainda não foi praticada, sendo assim, considerando um investimento inovador, com relação à temática, a estratégica sistêmica da organização das rodadas pedagógicas e avaliação formativa, tendo como princípio o professor aprendendo a fazer o trabalho realizando o trabalho, não pedindo a outras pessoas para fazê-lo, não contratando especialistas que podem atuar como representantes dos tema abordado, o resultado desejado para além da inclusão da Cultura Digital, do Pensamento Científico, Crítico e Criativo e da Argumentação entre outras competências da BNCC, os possíveis resultados serão evidenciados, a partir da reflexão das provocações a seguir:
Como essa abordagem…
- afeta o conhecimento e as habilidades dos professores?
- o nível de conteúdo nas salas de aula?
- o protagonismo do aluno no processo pedagógico?
- o relacionamento entre o professor, o aluno e o conteúdo?
Por que recomenda?
As rodadas pedagógicas, como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e aprendizagem, ampliando o letramento docente para potencialização do letramento discente.
A ideia “Explorando o Guia da Educação Midiática: aprendendo a ver, desaprendendo a julgar”, surgiu como uma possibilidade plural, em busca de reflexões e vivências que possam vislumbrar o acolhimento pedagógico que possa responder à questão “Em que medida, professores, gestores e instituições de ensino estão aptos para atingir os desafiadores objetivos para para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes em um mundo cada vez mais conectado?, para a partir dos contextos diversos, promover experiências disruptivas que promovem novos olhares, novos designs para a aprender a ver e desaprender a julgar, potencializando a Cidadadania Pedagógica e Digital dos participantes.
Indico a prática, tendo em vista a relevância pedagógica da Educação Digital que envolve o uso responsável das tecnologias, o que exige compreensão básica dos professores, educadores e gestores acerca do funcionamento e impacto delas, primordialmente para orientar alunos como descrito no documento referencial BNCC.
Para a apropriação das possibilidades oportuninizadas pela compreensão/percepção da cultura digital no cotidiano, considero signifivativo a vivência do conceito à prática para empoderamento pedagógico, com estratégias lúdicas e científicas sugeridas na prática.
Obs.: Brevemente realizarei a prática da forma descrita. Voltarei aqui para publicar o registro das aprendizagem visível dos protótipos criados pelos grupos.
Adaptação/recriação
Esta proposição é um remix da prática “Existe um Google diferente para cada um?” de Rita Silva, adaptada e inspirada na boa prática “Quem ensina a inteligência artificial do Google” de Priscila Gonsales, alinhada ao Guia de Educação Midiática com Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Referências
Guia da Educação Midiática. Disponível em https://educamidia.org.br/guia
Livro: Rodadas Pedagógicas – Como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e a aprendizagem. A. City, Elizabeth | Elmore, Richard F. | Fiarman, Sarah E. | Teitel , Lee. Porto Alegre: Penso Editora, 2013
Entenda os buscadores e as páginas de resultados. Disponível em: https://www.sutori.com/story/busca–4G5TA6ktmQW9L6ZfKSBay6Hy
Além do Google: 8 sites de buscas que você precisa conhecer hoje mesmo. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/sites-de-buscas-alternativo-google/ Buscador Qwant. Disponível em:https://www.qwant.com/?l=pt Buscador Ecosia. Disponível em: https://www.ecosia.org/
Buscador Google: Disponível em: https://www.google.com/ Buscador Duck Duck Go. Disponível em: https://duckduckgo.com/
Buscador Bing: Disponível em: https://www.bing.com/?setlang=pt-BR Buscador Searx. Disponível em: https://searx.laquadrature.net/
Buscador CC Search. Disponível em: https://oldsearch.creativecommons.org/ Buscador Statpage. Disponível em https://www.startpage.com/pt/
Quem ensina a inteligência artificial do Google?, por Priscila Gonsales. Disponível em: https://pilaresdofuturo.org.br/praticas/quem-ensina-a-inteligencia-artificial-do-google/
Privacidade e termos do Google. Disponível em: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa
Resultados do Google seriam personalizados para você mesmo em modo anônimo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/136801-resultados-google-personalizados-voce-mesmo-modo-anonimo.htm#:~:text=O%20que%20diz%20a%20Google&text=%E2%80%9CResultados%20de%20busca%20podem%20mudar,buscador%E2%80%9D%2C%20disse%20a%20Google
Configurações de anúncios do Google. Disponível em: https://adssettings.google.com/authenticated?hl=pt-BR
Rodadas Pedagógicas – Como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e a aprendizagem
https://desafiosdaeducacao.com.br/10-principios-aprendizagem-visivel/
Competências gerais da BNCC
- Argumentação e defesa de ideias
- Cultura digital
- Empatia e cooperação
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Responsabilidade e cidadania