Pesquisa, curadoria de informações e cultura do remix

Criado por: Leila Ribeiro

Coautoria: Leila Ribeiro

Contexto

Ao notar que os educadores e os estudantes tinham dificuldades na busca por informação e organizar as ideias, decidi criar um workshop que pudessem realizar tais práticas e ainda desenvolver um desafio com os conhecimentos adquiridos. 

Objetivos

  • aprender a pesquisar de maneira mais assertiva
  • organizar as ideias 
  • fazer remix e criar um novo conhecimento, a partir das informações e pesquisas realizadas 

Recursos educativos

Materiais simples: 

  • folhas em branco
  • canetinhas
  • vídeo sobre Big 6 (estratégia de busca e organização da informação) 
  • títulos de histórias infantis
  • tópicos sobre direitos humanos 

Metodologia

Gamefiquei situações informacionais que nos deparamos na internet como “o que é um hoax?” ou “como perceber que uma notícia é falsa”.

Em um primeiro momento, (1) fiz um warmup para descobrir o nível de conhecimento do grupo sobre internet com a bricandeira “para além do Facebook e Whatsapp”, onde exploramos as diversas narrativas digitias e suas formas usando canvas e post-its, onde os participantes mostravam o que era possível encontrar em cada espaço de (mídia) internet.

Em seguida (2) apresentei um infográfico, que criei, com temas de pesquisa e um vídeo com estratégias de busca e organização da informação (Big 6).

Logo depois (3) jogamos cartas estilo “Imagem & Ação” com os temas debatidos anteriormente (infográfico e vídeo) com o propósito de provocar esses conhecimentos adquiridos pelos participantes do workshop.

Ao final desse ciclo, os participantes tinha um desafio (4): fazer uma busca por determinado tema de direitos humanos (sorteado na hora), relacionar com um conto infantil (sorteado na hora), fazer um remix da história e apresentar ao grupo. 

Número de aulas

Como foi um workshop, o tempo foi seguido de 2h, mas é possível dividir a atividade em 4 momentos separados e organizá-los em atividades de 30 minutos. 

Resultados

É uma prática pontual que deve ser praticada em outros momentos e formatos para desenvolver as habilidades propostas pelo projeto para fomentar o hábito de usar as estratégias de busca, organização, uso e distribuição da informação. No entanto, já durante a prática é possível perceber que os participantes conseguem perceber situações importantes tais como: compreender a internet para além de redes sociais, que há estratégias sólidas para se buscar e organizar a informação (dentro e fora da internet), uso de práticas do remix para gerar um novo conhecimento, a partir de buscas sólidas e bem feitas. 

Por que recomenda?

Na minha visão, o maior benefício dessa prática é falar de um assunto, de maneira coletiva e com práticas reais, de um assunto pouco discutido: a relação entre informação e mídia digital. É conseguir colocar em pauta uma discussão de um jeito leve, divertido e bastante prático. 

Adaptação/recriação

Tudo na vida é remix! Juntei muitas atividades para gerar esse workshop tais como jogo de tabuleiro Imagem & Ação, traduzi um vídeo gringo sobre Big 6, utilizei contos infantis, enfim, é um atividade de remix que pode (e deve) ser remixada para adaptar-se ao contexto de quem for utilizá-la. 

Referências

Todo o material e fonte que utilizei nessas práticas estão na minha tese de doutorado: Curiouser lab: uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. Disponível no repositório da biblioteca da Universidade de Brasília ou no curiouser.sala.org.br    

Imagens

Vídeos

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco