Segurança na internet

Criado por: Vanessa Duarte Leite

Contexto

As crianças estão cada vez mais imersas no mundo da internet e, muitas vezes, acessam e navegam sem orientação e/ou supervisão. Nesse sentido, a discussão sobre “segurança na internet” é um tema atual e necessário.

Objetivos

Mapear hábitos de navegação dos alunos; Construir um mapa da empatia; Mapear ideias e ações necessárias para que as crianças naveguem com segurança.

Recursos educativos

Papel craft ou cartolina;  Imagens impressas de redes sociais (Facebook, Instagram, Snapchat, etc), dispositivos digitais (computador, smartphone, TV smart, videogame, etc), entre outras; – Cola bastão;  Canetinhas coloridas;  Post-its

Metodologia

  Etapa 1 – Mapeamento de hábitos de navegação Neste primeiro momento, o professor deverá realizar uma roda de conversa com a turma sobre o acesso e uso da internet. O professor irá direcionar a conversa a partir de perguntas como:  Vocês costumam acessar à internet? Quais dispositivos digitais utilizam para acessar à internet? O que costumam fazer na internet? Quais sites/jogos/plataformas acessam? O acesso à internet é liberado ou restrito? Costumam conversar com outras pessoas ao navegar na internet? Conhecem essas pessoas? Já passaram algum dado/informação pessoal para alguém na internet?   Durante a conversa, outras perguntas podem ser levantadas tanto pelo professor quanto pelos alunos. Neste momento, o professor também pode mostrar as imagens impressas de redes sociais (Facebbok; Instagram, etc), questionando se os alunos conhecem e/ou possuem perfil nessas redes. Essa primeira etapa tem como objetivo mapear os hábitos de navegação dos alunos, bem como o que conhecem sobre acesso e navegação na internet.  

Etapa 2 – Mapa da empatia Em outro momento, o professor deverá levantar as seguintes reflexões com a turma: O que me deixa feliz quando navego na internet? O que me deixa triste? Do que eu tenho medo? O que eu vejo os outros fazendo e eu não gostaria de fazer?   Durante a conversa, outras perguntas podem ser levantadas tanto pelo professor quanto pelos alunos. Nesse momento, o professor poderá utilizar imagens impressas com situações que instiguem a conversa. Por exemplo: imagem de alguém sendo ameaçado ou ofendido na internet. imagem de uma montagem feita sem permissão, entre outras situações. Após as discussões e os apontamentos levantados, o professor deverá fixar um papel craft na frente do grupo. Este papel deverá ser divido em duas colunas com os respectivos títulos: “Situações positivas” e “Situações negativas”. Os alunos deverão construir coletivamente um painel, anotando por meio da escrita ou desenho, de um lado, situações positivas que ocorrem na internet e que deixam as pessoas felizes, e de outro, situações negativas e que deixam as pessoas tristes. O painel de ser fixado em um local em que outros alunos da escola também possam ter acesso.  

Etapa 3 – Chuva de Ideias   Neste momento, o professor deverá dividir a turma em grupos menores e lançar a pergunta-desafio: “Como podemos navegar com segurança na internet?” Os grupos, com base nas discussões já realizadas e nas etapas anteriores, deverão refletir sobre a pergunta e levantar ideias, dicas e ações de como navegar na internet com segurança. Essas ideias deverão ser anotadas individualmente nos post-its, isto é, cada ideia deverá estar em um post-its. Ao final do levantamento, cada grupo, por meio de seus representantes, deverá apresentar a suas ideias, bem como colar os post-its em um painel previamente preparado pelo professor. 

Etapa 4 – Apresentação à outras turma da escola    Após a construção do painel intitulado “Como navegar com segurança na internet”, os alunos deverão se organizar de modo a apresentar suas ideias, ações e dicas aos demais alunos da escola para que a discussão sobre o tema “segurança na internet” possa se expandir e ser discutido por todos.    

Número de aulas

4 encontros.

Resultados

Refletir sobre situações perigosas no acesso à internet; Diferenciar situações positivas e negativas durante a navegação na internet; Saber agir adequadamente frente às situações negativas na internet; Conhecer ações e dicas para acessar e navegar na internet com segurança.

Por que recomenda?

Diante do contexto em que as crianças estão cada vez mais acessando e navegando na internet diariamente, conversar sobre segurança na internet é fundamental. Essa sequência didática busca proporcionar aos alunos situações de reflexão sobre os perigos da internet e de como navegar com segurança.

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários:

  1. Excelente plano de aula. A temática é de extrema valia, tendo em vista que hoje o número de crianças que navegam é muito grande, e torna-se imprescindível abordar a questão da segurança dessas crianças nos meios digitais para que elas não sejam expostas a conteúdos e situações nocivas, então acredito que a melhor forma de evidenciar esses riscos para as crianças, seja instigando-as a refletir sobre os hábitos que elas possuem dentro do âmbito digital e como elas podem se proteger dentro desse ambiente. Como atividade complementar, sugiro que, além de mostrar à outras turmas os painéis que as crianças prepararam, seria interessante mostrar os painéis aos pais das crianças, onde as próprias crianças poderiam explicar aos pais maneiras seguras de usar a internet, que elas aprenderam em sala de aula, pois muitos pais não sabem como monitorar seus filhos no ambiente digital e como mantê-los seguros, ou mesmo como se manterem seguros. Então, acredito que seria uma atividade enriquecedora tanto para as crianças quanto para os pais.

  2. Incrível, o tema “segurança na Internet” é um tema muito atual e importante, pois com a evolução tecnológica, as brincadeiras de rua foram deixadas de lado e a Internet tomou conta da diversão e entretenimento, o que traz uma grande preocupação pois é uma porta para outro mundo, um mundo de brigas, de cancelamento, pedófilos, assédio, pessoas com más intenções e etc; esse ponto negativo da uma forma de pensar em como resolver tal problema, a eficácia da atividade proposta é muito enriquecedora, pois com essa prática, os alunos terão um conhecimento ligado a dinâmicas e diversão, orientar também os pais para que eles possam instruir seus filhos da maneira correta e tendo atenção ao que eles veem e que navegar na Internet de uma forma segura seja para agregar em suas vidas.

  3. Um plano de aula bem elaborado e de extrema importância para as nossas crianças. Hoje em dia o acesso a internet tem ficado cada vez mais fácil e rápido e com isso vemos um grande número de crianças entrando em sites perigosos ou até mesmo fazendo compras em aplicativos com o cartão dos pais. Ajudando e orientando esses pequenos desde cedo, acredito que vai reduzir muito o número de fake news, de hacker, entre outras coisas. Eu sugiro que após fazer todas essas etapas, as crianças possam fazer um projeto de extensão levando este para outras escolas e para os pais também. É um projeto muito belo para se fazer!

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco