Será que estou exagerando? Exposição excessiva e uso das mídias digitais.

Contexto

O contexto da prática vem ao encontro do atual momento em que vivemos. Diante do aumento da tecnologia para estudos, pesquisas, entretenimento e afins, surge a necessidade de se falar de boas práticas, de comportamentos responsáveis, de exposição e uso dos ambientes virtuais. As atividades da prática possuem um caráter introdutório, já que as preocupações e cuidados sobre o tema precisam ser sempre renovados.

Objetivos

Levar o educando a:

1) Desenvolver o uso consciente e responsável das mídias digitais;

2) Atuar de forma responsável, em relação às práticas de uso de informações pessoais;

3) Reconhecer os riscos presentes nas redes, assim como os danos causados pela superexposição e uso exagerado.

Recursos educativos

– Material impresso;

– Material de papelaria;

– Materiais audiovisuais.

Metodologia

Encontro com cerca de 15 adolescentes do ensino fundamental II, no ensino presencial;

Aula 1:

– Apresentar o tema da aula, através de uma roda de conversa. Explanando o assunto de um modo geral.

– Realizar uma pergunta reflexiva para a turma: “Será que estou exagerando?”, baseando no uso e exposição excessiva das mídias digitais;

– Realizar o levantamento das respostas/depoimentos, promovendo uma discussão geral sobre os hábitos nas mídias digitais. Se são hábitos saudáveis, ou necessitam de um maior cuidado.

 

Aula 2:

– Realizar uma reflexão do tema: “Compartilhamento seguro de informações pessoais na internet”.

– Estudo sobre os problemas da exposição excessiva: compartilhamento de informações pessoais, assim como hábitos frequentes e compromissos, divulgação de imagens/vídeos íntimos.

– Responder oralmente as perguntas:

1.Quanto tempo do seu dia você se dedica ao uso da internet e eletrônicos?

2.Quais as atividades fora da internet você gosta de fazer?

3. Você acha que exagera na exposição de sua imagem nas redes?

Observar as respostas, estimulando a participação dos envolvidos.

 

Aula 3:

– Conversa sobre o uso excessivo das mídias digitais. Relatar sobre algumas atitudes que revelam o uso excessivo da tecnologia: como deixar de brincar, sair ou estudar para ficar na internet; sentir medo só de pensar em ficar sem o aparelho eletrônico; não sentir vontade de ir a algum lugar que não tem internet; diminuição do contato social com conhecidos; ansiedade; além de problemas de lesões no corpo, como irritação, dor nos olhos, dores de cabeça e nas articulações, por exemplo.

– Realizar com os alunos uma atividade gamificada (quiz on-line): “Uso excessivo”, que avalia hábitos que podem indicar um comportamento de uso excessivo da internet.

– Discussão geral sobre os resultados apresentados ao final do quiz.

Conclusão: Realizar uma discussão sobre os resultados obtidos em todos os encontros, como rodas de conversas, questões e no quiz.

 

 

Número de aulas

3 aulas, de caráter introdutório ao tema

Resultados

– Mudança no comportamento em relação à exposição e uso de mídias digitais;

– Uso de uma navegação mais segura e responsável;

– Ampliação dos conhecimentos e desenvolvimento de um aluno protagonista, crítico e autônomo.

 

Por que recomenda?

Acredito que é necessário realizarmos reflexões sobre o tema, pois se trata de um assunto a ser discutido entre os jovens, devido a toda a facilidade e exposição de recursos tecnológicos que possuímos em nosso cotidiano, além de possuirmos plataformas com excelentes materiais e recursos sobre o conteúdo.

Adaptação/recriação

A ideia da prática surgiu ao observar os conteúdos das cartilhas de Segurança para Internet – CERT.br, Safernet e os guias do NIC.BR.

Referências

CERT.BR. Cartilhas de Segurança para Internet. Disponível em: http://cartilha.cert.br/fasciculos/. Acesso em: 09 de Junho de 2021.

Guia da Internet Segura. Disponível em: http://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura.pdf. Acesso em Maio de 2021.

#InternetComResponsa. Cuidados e responsabilidades no uso da internet. Disponível em: https://internetsegura.br/pdf/internet_com_responsa.pdf. Acesso em 9 de junho de 2021.

SAFERNET. Prevenção. Disponível em https://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas/internet. Acesso em: 09 de Junho de 2021.

SAFERNET. Quiz: uso excessivo. Disponível em https://new.safernet.org.br/content/quiz-uso-excessivo. Acesso em 09 de Junho de 2021.

 

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários:

  1. Será que estou exagerando? Exposição excessiva e uso das mídias digitais.está licenciado sob CC BY-NC 4.0© 2 por Sila Mara Vicente de Oliveira

  2. O tema apresentado no texto aborda tópicos que trazem uma reflexão sobre como usamos a internet. É de uma maneira saudável? Estamos nos expondo?
    Esse é um assunto demasiadamente relevante, pois atualmente, com o avanço tecnológico e novas mídias digitais sendo inseridas no cotidiano, o número de pessoas que utilizam esses meios para o diálogo, obter informações ou para o próprio lazer aumentou. Entretanto, a grande maioria não sabe dos riscos que correm em expor informações pessoais nas redes.
    A discussão que tivemos em sala de aula sobre privacidade, vigilância e plataformas se encaixa perfeitamente nesse tema. A reflexão que foi trazida após a apresentação de como as plataformas nos vigiam e inserem anúncios sobre algo que estamos procurando ou apenas comentando. Na lei, a privacidade é garantida, mas na teoria não é simples assim.
    A sugestão que eu deixo, é acrescentar uma aula (se tornando 4 aulas) e apresentar meios de proteção de dados, como se expor menos na internet.

  3. Como ex aluna do ensino médio recentemente, vejo como uma idéia interessante mas com alguns pontos fracos diria. A proposta é bem legal, no sentido de realmente nos fazer refletir sobre o uso das midias digitais e a exposição, como consequências e partes ruins da mesma, mas quando vivemos em uma era tão digitalizada e moderna acaba que quase tudo que fazemos parte para esse meio de exposição na redes, por exemplo: divulgação de algum tipo de trabalho, dicas ou ajudas, entretenimento, busca por relações e etc. Acaba que por ser um meio de comunicação tão utilizado atualmente, é bastante difícil fugir desse círculo. Além de que muitos sentem tanta necessidade não só por esses fatores, mas também como uma forma de inclusão, logo quanto mais aceito o jovem é nesse meio, seja por curtidas, comentários ou algo do gênero, mais difícil será medir até que ponto é necessário se expor e até mesmo utilizar essas ferramentas. Acho que seria necessário pensar não só nesse sentido de reflexão, mas por exemplo, de que forma isso afeta nossas relações reais, a busca pela perfeição por imagens alteradas, de que maneira podemos mudar isso ou até mesmo adaptar e como criar um ambiente seguro e saudável nesse meio, mesmo que não nos desfaçamos completemente dessa “comunidade”.

  4. O plano é de fato interessante e bem planejado, é um tema contemporâneo e de grande importância no cenário atual, onde crianças e jovens estão constantemente se botando em risco com tamanha exposição. O método maos oralizado e de debate é interessante pois traz maior interação e ainda incentiva essa interação social que o vício nas redes estão causando.

    Adicionaria também um momento de troca em duplas ou trio, onde irão discutir e avaliar os diferentes hábitos e possíveis consequências que o comportamento na internet já tenha gerado no dia-a-dia.

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco