Será que estou exagerando? Exposição excessiva e uso das mídias digitais.

Contexto

O contexto da prática vem ao encontro do atual momento em que vivemos. Diante do aumento da tecnologia para estudos, pesquisas, entretenimento e afins, surge a necessidade de se falar de boas práticas, de comportamentos responsáveis, de exposição e uso dos ambientes virtuais. As atividades da prática possuem um caráter introdutório, já que as preocupações e cuidados sobre o tema precisam ser sempre renovados.

Objetivos

Levar o educando a:

1) Desenvolver o uso consciente e responsável das mídias digitais;

2) Atuar de forma responsável, em relação às práticas de uso de informações pessoais;

3) Reconhecer os riscos presentes nas redes, assim como os danos causados pela superexposição e uso exagerado.

Recursos educativos

– Material impresso;

– Material de papelaria;

– Materiais audiovisuais.

Metodologia

Encontro com cerca de 15 adolescentes do ensino fundamental II, no ensino presencial;

Aula 1:

– Apresentar o tema da aula, através de uma roda de conversa. Explanando o assunto de um modo geral.

– Realizar uma pergunta reflexiva para a turma: “Será que estou exagerando?”, baseando no uso e exposição excessiva das mídias digitais;

– Realizar o levantamento das respostas/depoimentos, promovendo uma discussão geral sobre os hábitos nas mídias digitais. Se são hábitos saudáveis, ou necessitam de um maior cuidado.

 

Aula 2:

– Realizar uma reflexão do tema: “Compartilhamento seguro de informações pessoais na internet”.

– Estudo sobre os problemas da exposição excessiva: compartilhamento de informações pessoais, assim como hábitos frequentes e compromissos, divulgação de imagens/vídeos íntimos.

– Responder oralmente as perguntas:

1.Quanto tempo do seu dia você se dedica ao uso da internet e eletrônicos?

2.Quais as atividades fora da internet você gosta de fazer?

3. Você acha que exagera na exposição de sua imagem nas redes?

Observar as respostas, estimulando a participação dos envolvidos.

 

Aula 3:

– Conversa sobre o uso excessivo das mídias digitais. Relatar sobre algumas atitudes que revelam o uso excessivo da tecnologia: como deixar de brincar, sair ou estudar para ficar na internet; sentir medo só de pensar em ficar sem o aparelho eletrônico; não sentir vontade de ir a algum lugar que não tem internet; diminuição do contato social com conhecidos; ansiedade; além de problemas de lesões no corpo, como irritação, dor nos olhos, dores de cabeça e nas articulações, por exemplo.

– Realizar com os alunos uma atividade gamificada (quiz on-line): “Uso excessivo”, que avalia hábitos que podem indicar um comportamento de uso excessivo da internet.

– Discussão geral sobre os resultados apresentados ao final do quiz.

Conclusão: Realizar uma discussão sobre os resultados obtidos em todos os encontros, como rodas de conversas, questões e no quiz.

 

 

Número de aulas

3 aulas, de caráter introdutório ao tema

Resultados

– Mudança no comportamento em relação à exposição e uso de mídias digitais;

– Uso de uma navegação mais segura e responsável;

– Ampliação dos conhecimentos e desenvolvimento de um aluno protagonista, crítico e autônomo.

 

Por que recomenda?

Acredito que é necessário realizarmos reflexões sobre o tema, pois se trata de um assunto a ser discutido entre os jovens, devido a toda a facilidade e exposição de recursos tecnológicos que possuímos em nosso cotidiano, além de possuirmos plataformas com excelentes materiais e recursos sobre o conteúdo.

Adaptação/recriação

A ideia da prática surgiu ao observar os conteúdos das cartilhas de Segurança para Internet – CERT.br, Safernet e os guias do NIC.BR.

Referências

CERT.BR. Cartilhas de Segurança para Internet. Disponível em: http://cartilha.cert.br/fasciculos/. Acesso em: 09 de Junho de 2021.

Guia da Internet Segura. Disponível em: http://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura.pdf. Acesso em Maio de 2021.

#InternetComResponsa. Cuidados e responsabilidades no uso da internet. Disponível em: https://internetsegura.br/pdf/internet_com_responsa.pdf. Acesso em 9 de junho de 2021.

SAFERNET. Prevenção. Disponível em https://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas/internet. Acesso em: 09 de Junho de 2021.

SAFERNET. Quiz: uso excessivo. Disponível em https://new.safernet.org.br/content/quiz-uso-excessivo. Acesso em 09 de Junho de 2021.

 

As imagens e vídeos indicados nesta prática não estão sob licença CC BY NC, caso queira reutilizá-los, entre em contato com o autor da prática pelo comentário.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário:

  1. Será que estou exagerando? Exposição excessiva e uso das mídias digitais.está licenciado sob CC BY-NC 4.0© 2 por Sila Mara Vicente de Oliveira

Logo EducaDigital Nic.br Catedra Unesco